SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Empresa recolhe retalhos de tecido e ajuda a proteger o meio ambiente

Resíduos da produção são transformados em barbantes e até mesmo tapetes para o setor automotivo

clique para ampliar>clique para ampliarApós coletados, os resíduos são classificados e destinados para empresas que farão a reciclagem do material (Foto: Divulgação)

A destinação correta de resíduos da produção industrial, como os retalhos de tecidos, são uma preocupação para as indústrias do vestuário, para atender a legislação e proteger o meio ambiente. Em Cianorte, uma parceria com a empresa Baleco Estopas garante a coleta destes resíduos a um custo baixo.

De acordo com o proprietário da empresa, Fábio Ramos, a Baleco recolhe resíduos de todos os tecidos. A empresa, que atua há 20 anos na região, fornece a sacaria para que as sobras sejam embaladas e agenda o recolhimento, em períodos que variam em função da quantidade do produto.

“Antes nós fazíamos esse recolhimento gratuito, porque nossa renda vinha da venda das sobras. Hoje, como o preço caiu muito, nós cobramos uma pequena taxa das empresas destinada a cobrir os gastos de transporte”, comentou o empresário. Ele explica que esse valor é combinado com a empresa em função da quantidade e do material que será recolhido. “Quanto menos impurezas há no material, menor é o custo, uma vez que é preciso menor trabalho para separar”, afirmou.

Ramos conta que a empresa retira mensalmente na região de Cianorte cerca de 150 toneladas, em média, mas que no ápice da produção chega a coletar 400 toneladas de retalhos. Para ele, além das empresas estarem adequadas - uma vez que a responsável pela coleta fornece declarações e certificados desta destinação – quem ganha é o meio ambiente. “Se todo esse material fosse destinado a um aterro seria muito prejudicial. Se é possível reciclar, não há porque jogar esses resíduos fora, prejudicando o meio ambiente”, defende.

Após coletados e classificados, as sobras de retalhos são destinados a uma empresa de Santa Catarina, que processa as fibras e as utiliza para a fabricação de barbante. Uma parte dos produtos também é destinada a empresas que fabricam feltro para serem utilizadas pelas montadoras de veículos.

Serviço

As empresas interessadas em receber a coleta podem entrar em contato com a Baleco pelo telefone (44) 3631-3964.

NR-12 tem avanços na discussão sobre exigências para micros e pequenas indústriasPrêmio Finep de Inovação está com inscrições abertas