SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Moda Plus Size cresce e se torna alternativa de mercado

Com o aumento de peso da população, marcas investem em roupas com tamanhos especiais que ganham espaço no mercado brasileiro

clique para ampliar>clique para ampliarDesfile da Marden durante a SPFW Plus Size em fevereiro de 2014 (Foto: Divulgação/Adriana Libini)

Com 48,1% da população brasileira acima do peso, de acordo com o Ministério da Saúde, o mercado de roupas acima do número 44, mais conhecido como plus size, se destaca no setor de moda. Segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), cerca de 1,5 milhão de peças em tamanhos especiais são produzidas anualmente. De acordo com informações divulgadas no início do ano, o faturamento deste nicho gira em média de R$ 4,5 bilhões ao ano e representou cerca de 5% do faturamento total do setor de vestuário em 2013.

De acordo com o Sebrae, que lançou um boletim técnico alertando para a oportunidade de negócios, são muitas as demandas que surgem nesse cenário, em especial no que diz respeito à saúde e qualidade de vida. Nesse contexto, de acordo com a instituição, a moda pode contribuir e modificar a visão de que apenas os magros são belos e felizes, ou de que o mundo pertence somente àqueles que vestem de 40 para baixo. “Esse novo conceito responde demandas da sociedade por um mundo mais inclusivo, ao mesmo tempo em que cria todo um nicho especial de mercado”, traz o boletim.

E esse mercado deve continuar em alta, podendo ser uma aposta importante do setor. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil deve manter uma população grande de pessoas acima do peso. Em 2020, esse número pode chegar a 30% de toda a população, o que significa mais de 55 milhões de pessoas.

Um exemplo do sucesso e crescimento deste tipo de produção foi a realização do São Paulo Fashion Week, em fevereiro. Entre as empresas presentes no evento estava a marca de jeansweare Marden, de Cianorte, que apresentou sua coleção inverno 2014 inspirada na “Rainha Vitória”.

“O Plus Size é um publico muito carente na questão de roupas voltadas para eles. A maioria das empresas tem uma linha voltada para a moda geral e uma segunda linha plus size. Eles pegam a modelagem da linha convencional e ampliam. No nosso caso, nós só trabalhamos com plus size. Temos uma modelagem diferenciada, especialmente desenvolvida para tamanhos maiores, com modelagem um pouco mais alta. A mulher plus size procura por isso. Ela quer se vestir bem, de acordo com o que esta na moda, só que precisa de uma atenção especial à modelagem. A gente faz a roupa pensando na satisfação total do consumidor”, comentou a estilista da marca Andressa Nunes.

Segundo ela, a demanda pelas roupas em tamanhos especiais vem aumentando e as empresas não desenvolvem produtos na mesma velocidade. “Os estudos apontam que metade da população brasileira já está acima do peso. No entanto, a maioria das empresas fabrica roupas apenas para pessoas magras”, afirmou a estilista. Ela conta ainda que a participação na SPFW rendeu bons frutos à indústria, que conquistou clientes do Rio de Janeiro e de outras regiões do país. “É bom para nós porque vários clientes entraram em contato com o site e vieram conhecer a loja e a fábrica. Isto também é bom para a cidade”, completou.

Serviço

Está prevista para agosto a 10ª edição da São Paulo Fashion Week Plus Size. As empresas que já investem no setor e desejam inscrever suas coleções podem contatar Roberto Vaz pelo telefone (11) 98569-9993 ou e-mail roberto@fwps.com.br

AGS Química terá filial de vendas em CianorteEm busca de produtividade