SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Brasil continua entre os cinco primeiros no ranking das construções sustentáveis

Todos os estados brasileiros, exceto o Tocantins, possuem projetos e empreendimentos já construídos com a certificação LEED, que classifica uma edificação como "sustentável"

clique para ampliarclique para ampliarAs cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram construções sustentáveis com certificação LEED no país (Foto: Pixabay)

No mês de janeiro, um Relatório da Green Building Council (GBC) divulgou o volume de construções sustentáveis em 162 países. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor da construção civil em razão da crise econômica e política no Brasil, o país se manteve na 4ª colocação, com 7,43 milhões de m² de edificações certificadas no ano passado e 30,97 milhões de m² acumulados, desde que passou a se credenciar para receber a certificação LEED, concedida para as edificações sustentáveis.

O Brasil conta atualmente com 1.224 projetos registrados com certificação LEED, em praticamente todos os estados do país, exceto o Tocantins. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram construções sustentáveis com certificação LEED no país. Na capital paulista 9,5% dos projetos viabilizados contemplam os conceitos de prédios verdes. No Rio, são 7%. Em algumas áreas destas duas cidades, as certificações sustentáveis chegam a 50%. É o caso da região das avenidas Berrini e Faria Lima, em São Paulo.

Os dez estados brasileiros que mais requisitaram a certificação em 2016 foram os seguintes: São Paulo (74), Rio de Janeiro (29), Pernambuco (18), Paraná (16), Distrito Federal (14), Rio Grande do Sul (11), Minais Gerais (6), Bahia (5), Santa Catarina (5) e Goiás (3). Em todo o país, foram 188 requisições, com 67 projetos já certificados. No ano passado, o GBC começou a emitir no Brasil a certificação LEED Casa e 13 empreendimentos já obtiveram o selo.

Ranking

Só no ano passado, os EUA certificaram 336,8 milhões de m² de edificações sustentáveis. O Canadá certificou 34,69 milhões de m², seguido da China (34,62 milhões de m²), Índia (15,90 milhões de m²), Brasil (7,43 milhões de m²), Coreia do Sul (5,95 milhões de m²), Taiwan (5,66 milhões de m²), Alemanha (5,03 milhões de m²), Turquia (4,78 milhões de m²), Suécia (3,88 milhões de m²) e Emirados Árabes (3,64 milhões de m²).

Com informações da Green Building Council Brasil

Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRECrescimento sustentável está previsto para 2020 no Brasil