SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Brasil continua entre os cinco primeiros no ranking das construções sustentáveis

Todos os estados brasileiros, exceto o Tocantins, possuem projetos e empreendimentos já construídos com a certificação LEED, que classifica uma edificação como "sustentável"

clique para ampliarclique para ampliarAs cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram construções sustentáveis com certificação LEED no país (Foto: Pixabay)

No mês de janeiro, um Relatório da Green Building Council (GBC) divulgou o volume de construções sustentáveis em 162 países. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor da construção civil em razão da crise econômica e política no Brasil, o país se manteve na 4ª colocação, com 7,43 milhões de m² de edificações certificadas no ano passado e 30,97 milhões de m² acumulados, desde que passou a se credenciar para receber a certificação LEED, concedida para as edificações sustentáveis.

O Brasil conta atualmente com 1.224 projetos registrados com certificação LEED, em praticamente todos os estados do país, exceto o Tocantins. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram construções sustentáveis com certificação LEED no país. Na capital paulista 9,5% dos projetos viabilizados contemplam os conceitos de prédios verdes. No Rio, são 7%. Em algumas áreas destas duas cidades, as certificações sustentáveis chegam a 50%. É o caso da região das avenidas Berrini e Faria Lima, em São Paulo.

Os dez estados brasileiros que mais requisitaram a certificação em 2016 foram os seguintes: São Paulo (74), Rio de Janeiro (29), Pernambuco (18), Paraná (16), Distrito Federal (14), Rio Grande do Sul (11), Minais Gerais (6), Bahia (5), Santa Catarina (5) e Goiás (3). Em todo o país, foram 188 requisições, com 67 projetos já certificados. No ano passado, o GBC começou a emitir no Brasil a certificação LEED Casa e 13 empreendimentos já obtiveram o selo.

Ranking

Só no ano passado, os EUA certificaram 336,8 milhões de m² de edificações sustentáveis. O Canadá certificou 34,69 milhões de m², seguido da China (34,62 milhões de m²), Índia (15,90 milhões de m²), Brasil (7,43 milhões de m²), Coreia do Sul (5,95 milhões de m²), Taiwan (5,66 milhões de m²), Alemanha (5,03 milhões de m²), Turquia (4,78 milhões de m²), Suécia (3,88 milhões de m²) e Emirados Árabes (3,64 milhões de m²).

Com informações da Green Building Council Brasil

Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRECrescimento sustentável está previsto para 2020 no Brasil