SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

2015 será ano de desafios e oportunidades para cadeia da construção civil

Próximo ano ainda deve trazer dificuldades, mas investimentos na habitação popular e em residências de alto padrão deve manter mercado aquecido

clique para ampliarclique para ampliarEntrega do Plano de Logística Reversa foi uma das ações com a participação do sindicato em 2014 (Foto: Agência Fiep)

O ano de 2015 ainda trará desafios às empresas da indústria de construção civil, mas também será um ano de oportunidades na opinião do presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares. Ele acredita que investimentos governamentais na terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida continuará aquecendo o mercado imobiliário, aliado ao crescimento das obras residenciais de alto padrão.

O presidente ressalta que muitas obras que estão em execução foram planejadas há cinco ou seis anos e que a influência da conjuntura econômica na construção civil se dá em médio prazo. Além disto, Paula Soares também acredita que o governo deve manter os investimentos em obras públicas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele frisa, no entanto, que a atuação governamental poderia contribuir de forma acentuada com a competitividade do setor se diminuísse a burocracia, reduzisse os tributos e modernizasse as leis trabalhistas.

Ações

Neste mês de dezembro, as atuais diretorias do SindusconNOR-PR e SeconciNOR-PR completam um ano. O balanço, segundo os presidentes José Maria Paula Soares e Marcos Mauro Pena Filho, respectivamente, é positivo.

“Nos aproximamos mais dos associados e de outras entidades da sociedade organizada”, comemora o presidente do SindusconNOR-PR, acrescentando que o setor precisa ficar em evidência, valorizando o trabalho das empresas associadas e sensibilizando as autoridades para que os pleitos da construção civil sejam ouvidos.

Entre as conquistas do período estão o reconhecimento, por várias instituições do país, do Prêmio Sinduscon, que se tornou modelo para premiações similares. Representantes de diversas regiões do país vieram à Maringá para conhecer a iniciativa e trocar experiências com o sindicato.

Outros destaques foram as ações para valorizar os associados, aproximando as empresas do sindicato. Apenas neste ano foram realizadas cinco reuniões para os associados, sendo uma delas em Umuarama. Durante os encontros, a diretoria apresentou aos participantes os projetos da entidade e temas de interesse que estão em debate tanto no nível local quanto nacional. O SindusconNOR-PR também promoveu, em uma das reuniões, palestra com o doutor em ciência política e consultor da CBIC, Leonardo Barreto, que falou sobre “O Panorama das Eleições”.

Ponto alto do ano também foi a comemoração do Dia Nacional da Construção Social, em agosto. O evento foi realizado pelo SindusconNOR-PR e SeconciNOR-PR em parceria com o Sesi e apoio da Prefeitura de Maringá. Durante todo o dia, os trabalhadores e seus familiares fizeram exames médicos, participaram de brincadeiras, sorteios de brindes e se deliciaram com lanches e refrigerantes.

Diversos temas em pauta

As ações do sindicato continuam com a preocupação com o meio ambiente. Neste tema, o SindusconNOR-PR participou da elaboração do Plano de Logística Reversa do setor da construção civil do Paraná, entregue ao governo do estado em setembro.

Durante todo o ano, o sindicato também participou, representado por seu vice-presidente, Nivaldo Demori, da comissão técnica que está estudando alternativas ao projeto da Prefeitura de Maringá para a Avenida Brasil.

As instituições estão ainda investindo na modernização da sede do SeconciNOR-PR. O projeto prevê a instalação de três novos consultórios médicos, cinco consultórios odontológicos e uma sala de raio-x. O serviço possui mais de sete mil usuários cadastrados, atendidos nas áreas de Medicina e Segurança do trabalho, Fisioterapia e Psicologia.

A valorização dos trabalhadores da construção e serviços aos associados compreendem ainda a realização de uma série de cursos e treinamentos. Os principais objetivos das ações promovidas pelo sindicato são preparar novos trabalhadores para o setor e qualificar quem já atua na área, visando a melhoria na qualidade e serviços ofertados pelas empresas associadas.

Com informações da assessoria de imprensa do SindusconNOR-PR

Prêmio Sinduscon: soluções simples fazem a diferençaDiagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de março