SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Quinta edição do Prêmio Sinduscon reconhece melhores construtoras da região de Maringá

Premiação também revelou melhores fornecedores do setor em 16 categorias; troféus foram entregues durante Encontro Empresarial da Construção Civil

clique para ampliarclique para ampliarPrêmio contou com 22 construtoras e incorporadoras concorrentes (Foto: SindusconNOR-PR)

As melhores construtoras e empresas fornecedoras de produtos e serviços no setor da construção civil de Maringá e região receberam respectivamente o Prêmio Sinduscon e o Prêmio Fornecedores 2014. A cerimônia de entrega foi realizada no Buffet Excellence durante o Encontro Empresarial da Construção Civil, que reuniu cerca de 1,2 mil pessoas no dia 21 de novembro. Os convidados, entre eles representantes de outros Sinduscons espalhados pelo Brasil, além das autoridades presentes, foram brindados com um show de Erasmo Carlos, que encerrou a festa em grande estilo.

O Encontro Empresarial da Construção Civil já é uma tradição e a premiação está na quinta edição. Em 2014 houve uma inovação nos critérios de avaliação das construtoras e das empresas fornecedoras. Nas construtoras, o prêmio passou a abranger, além das auditorias nas obras, uma avaliação na área administrativa das empresas.

Para o Prêmio Fornecedores, cada construtora participante do prêmio indicou uma empresa fornecedora para cada uma das 16 categorias. As duas mais votadas passaram por auditorias no mês de setembro. Desta forma, os participantes foram avaliados também em relação às praticas, registros, documentações e controles conforme as normas e legislação referentes à segurança no trabalho, responsabilidade social, qualidade, meio ambiente e sustentabilidade. As avaliações foram realizadas por dois técnicos representantes do Sinduscon, Seconci, Sebrae/PR e Crea-PR.

Objetivos

De acordo com o presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, o objetivo da premiação é promover a melhoria contínua das empresas fornecedoras de materiais e serviços para o setor da construção civil, buscando o atendimento às normas, leis, qualidade e boas práticas que regem sua atuação no mercado. “A premiação reconhece o trabalho e o processo evolutivo das empresas presentes nos 160 municípios que fazem parte da nossa região. Para as empresas, o prêmio é uma forma de medir o nível de competitividade e melhorar o posicionamento no mercado. Nesse sentido, o prêmio acaba induzindo melhorias em todo o setor e, por isso, dizemos que a premiação tem 'multi ganhadores'. Todas as empresas saíram vencedoras porque tiverem a oportunidade de melhorar os processos”, diz.

José Maria Paula Soares acrescenta que o sucesso e a metodologia do Prêmio Sinduscon tornaram a premiação um modelo para outros sindicatos em várias regiões do país. “A nossa iniciativa inspirou premiações em estados como Ceará, Minas Gerais e Maranhão”, conta.

O presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, foi uma das autoridades que marcou presença na entrega do Prêmio Sinduscon. “A premiação ganhou em qualidade. Percebemos que empresas estão se aprimorando cada vez mais, principalmente na questão da sustentabilidade, que é uma das grandes preocupações da indústria. O grande ganhador é o consumidor final, que irá encontrar mais qualidade na construção civil em Maringá”, ressalta.

Confira galeria de fotos do evento.

Encontro Anual dos Sindicatos discute inovação na gestão sindicalPara vencedoras, Prêmio Sinduscon eleva a qualidade na construção civil