SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Muito além do sindicato

SindusconNOR-PR representa os associados e o setor em várias frentes e entidades, defendendo a categoria e fornecendo informações essenciais para a comunidade

clique para ampliar>clique para ampliarMembros do Codem durante eleição que escolheu o representante do Sinduscon para a presidência do órgão (Foto: Divulgação)

O trabalho desenvolvido pelo SindusconNOR-PR vai muito além de defender a categoria nas questões relacionadas ao universo sindical. A instituição também participa de outras entidades, cedendo parte da experiência de seus membros e de informações reunidas pelo setor em prol da sociedade e em benefício da comunidade.

Entre as instituições que o sindicato possui representantes está a Prefeitura Municipal. Nesta, a instituição participa do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Maringá (CMPFTM), da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), do Conselho Municipal do Trabalho e da Comissão Permanente Planta Geral de Valores.

Ainda no âmbito do governo municipal, o SindusconNOR-PR atua no Colegiado Municipal de Saneamento e ajuda na elaboração de leis, como a de Uso e Ocupação do Solo, Sistema Viário, Parcelamento do Solo e Código de Obras, além do Comitê de Apoio Trem Pé Vermelho. São várias ações e iniciativas que influenciam não só o dia a dia dos industriais da construção, mas também dos clientes e usuários.

Outra importante representação do sindicato é na câmara que discute um projeto alternativo e o futuro para a Avenida Brasil, no âmbito da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim).

Codem

O engenheiro Wilson Yabiku, representante do SindusconNOR-PR, assumiu recentemente a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. O conselho foi criado para discutir com a sociedade e propor ao município projetos de desenvolvimento. É formado por representantes de 22 entidades de diversos segmentos da sociedade.

O sindicato possui representantes também no Conselho Masterplan Metrópole de Maringá - criado para pensar o desenvolvimento da cidade a médio e longo prazo -, da Comissão Aeroporto e na Câmara Técnica do Shopping a Céu Aberto. A entidade preside a recém-criada Câmara Técnica da Construção Civil, por meio de seu representante Marcos Mauro Moreira, presidente do Seconci.

Representação estadual e nacional

O sindicato atua ainda em diversos órgãos de representação estadual e nacional. Uma das cadeiras é a do Conselho de Previdência Social, ligado à Previdência Social (INSS). O órgão também atua em diversas frentes na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), como Conselho da Administração, Normas de Desempenho e Comissão da Indústria Imobiliária.

Além disto, o SindusconNOR-PR representa os associados junto ao CREA, no Grupo de Trabalho das Relações Institucionais da Área Empresarial, e participa dos Conselhos Consultivos do Sesi e Senai no Paraná, do Fórum CBIC Sul e do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil, ligados à Fiep.

Auditores realizam primeira avaliação das empresas para o Prêmio Sinduscon 2014Indústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalho