SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Identidade da moda paranaense em destaque

Curitiba recebe em outubro a primeira edição do ID Fashion, um evento que promete inovar e se configurar como a vitrine para a moda produzida no Paraná para o mundo

Idealizado pelo Conselho Setorial do Vestuário e Têxtil da Fiep, o ID Fashion promete revolucionar o formato entre as mostras de moda brasileira e colocar em evidência o produto paranaense. Com foco na moda outono/inverno 2016, o evento está sendo realizado em parceria com o Sebrae, Senai e Sesi e marcado para ocorrer nos dias 28 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O conceito pretendido é de um evento de impacto, interativo, cool, compacto, com conteúdo inovador, atitude internacional e alta visibilidade, que apresente o que há de inovador na produção de moda paranaense. De acordo com a coordenadora do conselho, Luciana Bechara, a ideia é apresentar um formato inovador e que possa - de forma compacta - traduzir a identidade da moda paranaense e levar ao público informações sobre a complexa cadeia envolvida nessa produção.

Para atender a esses conceitos, haverá ações simultâneas, destinadas a oferecer uma experiência mais interativa aos participantes. Uma delas será o Living Lab, um laboratório vivo de moda na qual as empresas irão apresentar suas criações e terão a interação, avaliação e feedback com base na percepção e opinião em tempo real de consumidores gerais e pessoas ligadas ao mercado de moda.

Outra ação focada na interatividade é a User Experience. A atividade tem por princípio mostrar aos participantes o mundo por trás da indústria da moda. Na proposta, qualquer pessoa poderá experimentar o processo de construção de um produto de moda, ou seja, como se inicia e finaliza uma peça, passando pelos processos de desenho, modelagem, corte, costura, estamparia e expedição, tudo durante o evento.

Ponto alto de qualquer evento de moda, os desfiles também estarão presentes no ID Fashion. Chamado Catwalk, os desfiles reunirão marcas representativas do mercado da moda paranaense e serão realizados em apresentações compactas e intimistas, com transmissão ao vivo e votação e análise do melhor desfile.

Experimente!

A primeira edição terá como tema “Experimente!” que busca traduzir o comportamento do novo consumidor que tem acesso a muitas informações, quer interagir, experimentar e conhecer. O tema também valoriza não só o consumo, mas a experiência que envolve a escolha de um estilo de roupa, de algo que irá traduzir a personalidade, o humor e até mesmo o momento de quem usa. Trata ainda de uma nova consciência cada vez mais difundida. São questões ambientais e econômicas que impactam esse sistema no mundo inteiro.

"O 'Experimentar' remete a interagir com algo novo. E principalmente propõe um outro olhar sobre a moda, com a presença de marcas que têm uma história própria para contar. Pela primeira vez, o consumidor final terá voz num evento de moda, seguindo uma forte tendência mundial que coloca a opinião do consumidor como foco da estratégia, um fenômeno conhecido como Consumer Centricity", comentam os organizadores.

Serviço:

ID Fashion - 1ª edição 2015 - Outono / Inverno 2016

Local: Museu Oscar Niemeyer

Período: 28 e 29 de outubro de 2015

Horário: das 10h às 23h

Sindivest Paraná inicia negociação da Convenção Coletiva de TrabalhoEconomista apresenta perspectivas para o setor do vestuário no próximo ano