SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Oficina também é oportunidade para estudantes do Senai colocarem aprendizado em prática

Alunos e professores do Curso de Design de Moda trabalharam na realização do desfile, ponto alto do evento

clique para ampliarO professor Silmar Alves e modelos que participaram do desfile (Foto: Agência Fiep)

A Oficina da Moda&Tricot se tornou também um espaço de aprendizado e momento para colocar em prática as informações teóricas do curso de Design de Moda do Senai Paraná. Sob a supervisão do coordenador do desfile e professor do curso, Silmar Alves, os estudantes atuaram deste a concepção de peças e acessórios, que irão complementar os looks enviados pelas empresas até a unidade do desfile.

Alves explicou que o desfile - voltado para o segmento de malharia retilínea e circular - envolve uma diversidade de peças e de conceitos bastante variados, uma vez que os looks foram enviados pelas empresas participantes, sem levar em conta um tema único. A partir dos looks, a equipe trabalha então na unidade do desfile. “É uma oportunidade muito importante para os alunos, que trabalham desde a elaboração da trilha sonora, concepção dos acessórios e unidade”, explicou o professor.

Para Sabrina Leodoro Dias, do segundo período do curso, a oportunidade é única. Essa foi a primeira vez que ela atuou em um desfile e estava bastante feliz com o aprendizado. “É uma experiência incrível. Na faculdade, a gente aprende muito e poder ver como isso se dá na prática, trabalhando, é muito produtivo e agrega muito conhecido.”

Oscar Reinstein, também aluno do segundo período, contou que, para ele, a experiência ia ainda além. Aluno também do curso técnico em Gestão do Vestuário do Senai, ele disse que achou interessante ver no desfile o resultado final de todo um processo produtivo, que começava lá no chão de fábrica. “Aqui é possível medir a reação das pessoas em relação às roupas. É um retorno imediato do resultado que começa lá na fábrica, de um projeto que culmina neste momento”, comentou.

Reinstein também ressaltou uma mudança cultural que está ficando cada vez mais clara. É o retorno do interesse dos homens pela moda. “Até o século XVII quem ditou a moda era o homem e as mulheres acompanhavam. É interessante ver como isso se inverteu por séculos e agora há um retorno do interesse do público masculino pela moda. Ele está se tornando mais exigente, mais preocupado não só com o design, mas também com o corte, modelagem e os detalhes”, disse.

César Salvador, aluno dos dois cursos, também avalia como positiva a participação. “Você consegue ter uma visão geral de todo o processo da criação da moda. Aqui também tive contato com diversos materiais e perceber como desde a criação a viabilidade de produção e comercialização da peça é pensada e planejada. Ser aluno do Senai nos dá a oportunidade de ter esse diferencial na formação.”

Já a profissional formada em Moda pela Udesc Rebeca Wimmersberger foi convidada pelo professor para atuar no evento. Essa é a primeira experiência profissional dela, que deseja construir a carreira em Curitiba. “O desafio é unir as marcas que têm propostas diferentes, tecidos diferentes e colocá-las para em um desfile conversando entre si. Mas tem sido um desafio divertido e tenho aprendido bastante”, afirmou.

Oficina da Moda&Tricot atraiu industriais de todo o ParanáCapacitações para trabalhadores das indústrias associadas ao Sindivest Paraná