SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Industriais paranaenses farão visita técnica ao Senai CETIQT, no Rio de Janeiro

Missão contará com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e do diretor do Senai Paraná, Marco Secco

clique para ampliarclique para ampliarSenai CETIQT se tornou referência para os setores têxtil e de vestuário (Foto: Reprodução)

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil está organizando uma visita técnica à unidade Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai), no Rio de Janeiro. A visita está programada para ocorrer nos dias 13 e 14 de novembro e contará com a participação, além dos representantes dos sindicatos e industriais do setor, do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e do diretor do Senai Paraná, Marco Secco.

O principal objetivo da viagem é que as empresas conheçam os serviços oferecidos pelo Senai CETIQT e possam contar com o apoio da unidade em projetos de inovação. Para a visita, a direção da unidade está programando diversas atividades especiais para atender as demandas das indústrias paranaenses.

“A unidade possui diversas atividades essenciais para o nosso setor e é muito interesse conhecê-las e formar parcerias para o desenvolvimento de nossas empresas”, comentou Luciana Bechara, coordenadora do conselho. Ela destacou ainda que esta é uma oportunidade única, por contar com a presença do presidente da Fiep e do diretor do Senai. “Seremos recebidos pela direção do Senai CETIQT, que idealizou uma intensa programação. Por isso, essa é uma oportunidade valiosa para os industriais”, disse.

CETIQT

O Senai CETIQT se originou da antiga Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil, fundada em 1949. Em 1980, a unidade ganhou o nome que tem até hoje, continuando a atuar como principal centro formador de Recursos Humanos para a cadeia têxtil do país e um dos mais destacados do mundo. O centro conta com plantas-piloto que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, uma rede integrada de laboratórios e uma área de Inovação, Estudos e Pesquisas - com foco em antropometria; comportamento e consumo; cor; design; economia criativa; prospecção tecnológica e mercadológica; sustentabilidade; e responsabilidade sócio-ambiental.

A unidade lançou, em 2001, o primeiro curso superior em Design de Moda do Brasil. Atualmente, o Senai CETIQT oferece diversos cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Também há oito cursos de graduação na área. Além da formação, o setor de vestuário pode contar com o apoio da unidade para o fortalecimento técnico-operacional das indústrias, por meio de auxílio para o processo produtivo, consultorias em design e diversos serviços laboratoriais, como ensaios físicos, químicos, de efluentes, calibração de equipamentos e padrões colorimétricos.

A unidade desenvolve uma série de pesquisas na área e que estão à disposição das indústrias. Para saber mais acesse www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/senaicetiqt.

Setor de vestuário finaliza PGRS e debate Logística ReversaOrientações para a contratação de mão de obra estrangeira