SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Open Fórum Sesi discute caminhos da Economia Criativa

Sindivest participou do fórum realizado no dia 2 de setembro, no Campus da Indústria. Evento reuniu profissionais de diferentes setores e apresentou princípios da Economia Criativa

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente do Sindivest, Luciana Bechara participou do Open Fórum Sesi (Foto: Agencia Fiep)

Um encontro entre a indústria tradicional e a indústria criativa. Essa foi a proposta do Open Fórum Sesi “Quando a criatividade encontra a Indústria”, realizado no dia 2 de setembro, no Campus da Indústria. Promovido pelo Sesi e o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal), o evento contou com a participação do Sindivest, e reuniu empreendedores de diferentes setores para apresentar a Economia Criativa como forma estratégica de atuação e inovação no setor industrial.

Um dos destaques do fórum foi a palestra “Economia Criativa: Cooperação inovativa para a Indústria”, ministrada por Lala Deheinzelin, consultora internacional do Programa de Economia Criativa da South-South Cooperation Unit/PNUD/ONU.

Lala apontou as diferenças entre a economia da tradição e a da criatividade. Em resumo, a economia tradicional da Era Industrial se utiliza de recursos tangíveis, escassos e finitos, para gerar produtos que são consumidos com o uso, apresentando um crescimento linear e criando um mercado competitivo. Já a Economia Criativa se utiliza de recursos intangíveis, que são infinitos e se multiplicam com o uso (como as novas tecnologias e a colaboração), para gerar valor, apresentando um crescimento exponencial e funcionando de forma colaborativa.

Dessa forma, para Lala, os recursos intangíveis, como cultura, ideias, conhecimento e experiência, têm mais valor para as empresas e indústrias do que os tangíveis. A consultora também apresentou o Ciclo Virtuoso da Abundância, no qual os patrimônios intangíveis se tornam visíveis graças às novas tecnologias, resultando em processos colaborativos em rede.Como a Economia Criativa gera valor a partir de recursos intangíveis e infinitos, ela se relaciona estreitamente com o Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade e se apresenta como uma solução para as indústrias lidarem com essa nova realidade. “No futuro, todo tipo de empreendimento terá seu valor agregado pelos recursos intangíveis”, garantiu Lala.

Criatividade na indústria
Lala Deheinzelin também coordenou um painel, que contou com a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, e representantes dos setores da indústria da panificação e do audiovisual. Em sua fala, Luciana tratou sobre o problema da competição com produtos importados e também apresentou cases do sindicato.  “Procurei destacar também que a criatividade surge quando temos poucos recursos e quando estamos abertos para novas ideias. Seja uma empresa grande ou pequena, todas podem buscar inovações, que são valores intangíveis”, contou a presidente do Sindivest.

Com informações da Agência Fiep

Apucarana sedia Fórum de Inovação do VestuárioDesfile virtual de Pedro Lourenço expõe a dificuldade de captação via Lei Rouanet