SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

A moda que vai aquecer o outono/inverno de 2014

Boletim do Sindivest apresenta um resumo das tendências do próximo ano para o clima frio, na visão de três consultores que participaram da Oficina de Moda e Tricot

clique para ampliar>clique para ampliarTendência para o público masculino é de tonalidades neutras e xadrezes (Foto: Sindivest-PR)

Tendência para o público masculino, por Amauri Marques

“Destaco o uso de blocos de cor, listras generosas de tonalidades neutras, xadrezes em alta, assim como apliques de couro com um aspecto tecnológico. Uso de cores neutras, bem coordenadas, são a grande aposta da estação: preto, cinza mescla, marinho, verde militar e o verde teal, um azulado esverdeado que traz juventude a qualquer look. Recortes diagonais renovam o suéter e trazem um novo olhar ao tricô: em vez de ser uma peça básica, o tricô ganha recursos e apliques de couro que conferem ao produto ar de peças muito mais modernas. As peças ganham um banho de tinta que empresta ao tricô um ar de couro com volume, e isso eleva o tricô a peça tecnológica. Ou seja: o tricô chega nesta estação como uma peça-chave do que há de moderno no guarda-roupa masculino”.

Tendência para o público infantil e bebê, por Paula Picker

“Para os pequenos, a estação será de contrastes. Haverá combinações de opulência e minimalismo, delicadeza e rusticidade, natureza e tecnologia, transparência e opacidade. Os temas exploram montanhas e florestas, povoadas por animais como felinos, pássaros, pinguins, ursos, pandas, raposas e coelhos. Haverá espaço para guerreiros, soldados e criaturas dos contos de fadas. Também surgem temas ligados ao circo, ballet, teatro, música, palco e plateia. Passam pela velha indústria, por cidades em construção, novas escolas, conectividade e consciência da própria cidadania. É marcante a influência dos países do Leste europeu, do folclore indígena americano e dos esquimós”.

Tendências para o público feminino, por Denise Moraes

“O esporte chic se consolidou nesta estação e a peça-chave é o blusão de moletom renovado por detalhes em renda, couro, chiffon ou com brilhos de paetê e foil. Com o tema western folk, teremos ornamentação, brilhos, estamparia russa, florais em fundos escuros e rendas. Já as estampas de tapeçaria recolorem leggings. O tema grunge é o queridinho das lojas de fast fashion, mesclado aos vestidinhos lingerie em clima bourdoir. O punk rock apareceu principalmente na customização de camisetas, tricots, com rasgos e efeitos ombrê nas jaquetas, shorts e calças. Há uma explosão de zíperes no melhor estilo biker, com muita tacha prata”.

Oficina de Moda e Tricot atualiza empresários do setorSindivest participa da feira internacional CBME