SINDIREPA TOLEDO

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo

Empresário pode oferecer Cartão Sesi como benefício social aos colaboradores

Empresas associadas ao sindicato dispõem deste produto para a oferta de atendimento odontológico com preços mais acessíveis e desconto em folha de pagamento

clique para ampliar>clique para ampliarOdontologia é um dos serviços do Cartão Sesi (Foto: Divulgação)

O Cartão Sesi pode ser disponibilizado para a geração de benefícios sociais aos colaboradores das empresas associadas ao sindicato, visando ajudar na promoção de qualidade de vida no trabalho, além de ser uma ação de responsabilidade social empresarial. Desta maneira, é possível ampliar a política de Recursos Humanos da empresa e contribuir para o aprimoramento do clima organizacional.

O Cartão Sesi é uma ferramenta de gestão de benefícios sociais. Uma ação como esta pode se tornar importante para a indústria e só pode sair do papel por meio de iniciativa do sindicato, que formaliza e aprofunda a parceria com o Sesi. “Para ter acesso ao benefício, a empresa deve associar-se ao seu sindicato e procurar a unidade do Sesi mais próxima”, orienta Maria Aparecida S. Lopes, gerente de operações do Sesi.

Por meio do programa, os trabalhadores das empresas que fizeram a adesão poderão acessar serviços odontológicos nas unidades do Sesi e em clínicas odontológicas credenciadas e ainda comprar produtos em estabelecimentos conveniados, com desconto direto em folha de pagamento. O benefício é estendido aos dependentes dos trabalhadores da indústria (esposa/esposo e filhos até 21 anos).

O carro-chefe do Cartão Sesi é o serviço de odontologia, pois o atendimento tem subsídio do Sesi, o que facilita o acesso aos trabalhadores. O valor descontado em folha de pagamento por meio do Cartão Sesi depende do tipo de procedimento. Cada procedimento básico tem o custo de R$ 12; intermediário, de R$ 17; e especializado, de R$ 22.

Os procedimentos avançados possuem valores diferenciados e podem ser parcelados para o desconto em folha em até seis vezes, dependendo do tipo do tratamento e do limite disponível no Cartão Sesi. Os procedimentos básicos e intermediários acontecem nas unidades do Sesi e os especializados e avançados são feitos nas clínicas odontológicas credenciadas. Nas cidades onde não há unidade do Sesi, todos os serviços são realizados em clínicas credenciadas.

A compra de remédios e de alimentos pode ser feita em uma rede de farmácias e supermercados credenciados, com até 40 dias para pagamento, via desconto em folha de pagamento. Também há parcerias para compras em livrarias, papelarias, óticas e academias conveniadas. Os beneficiários ainda podem conseguir descontos em cinemas parceiros.

A lista completa das redes credenciadas de estabelecimentos e unidades Sesi para atendimento odontológico, além das condições para a obtenção de desconto estão no site www.cartaosesi.org.br.

E a empresa?

O empresário que opta em aderir ao Cartão Sesi escolhe quais destes segmentos previstos no programa serão ofertados aos colaboradores. A empresa que já tem vale alimentação, por exemplo, não precisa necessariamente concordar com o desconto em folha para compras em supermercado.

A empresa vai determinar limites para os valores que poderão ser utilizados pelo trabalhador dentro dos segmentos do Cartão Sesi que foram liberados como benefício. Esse limite não pode ultrapassar o equivalente a 30% da folha de pagamento do colaborador. Também devem estar previstos nessa proporção outros benefícios oferecidos pela empresa aos trabalhadores que também são descontados em folha de pagamento. A orientação do Sesi é para que o limite fique em até 20% do salário do empregado. Se a empresa liberar R$ 100 de limite, por exemplo, o trabalhador poderá usar R$ 50 em supermercado e R$ 50 em farmácia. Este valor de R$ 100 será descontado na folha de pagamento seguinte à realização das compras.

A indústria recebe um relatório mensal com todos os gastos feitos pelos trabalhadores. É gerado um boleto para pagamento dessas despesas com o prazo de 10 dias do fechamento da folha de pagamento. A indústria repõe os valores com o desconto nos salários dos colaboradores.

A contrapartida do trabalhador que aderir ao Cartão Sesi é uma mensalidade de R$ 6,20 por grupo familiar, sendo este um valor especial para a empresa associada ao sindicato. Algumas indústrias optam por subsidiar este valor e não repassá-lo trabalhador. Lembrando que esta adesão somente é possível se a empresa contratar o produto.

Toda a gestão do Cartão Sesi é feita online, sendo que os profissionais de recursos humanos das empresas passam por treinamento para o gerenciamento da ferramenta. Mais informações sobre adesão e benefícios do Cartão Sesi podem ser obtidas com o sindicato e equipe do Sesi.

Sindicato organiza caravana para levar empresários a feira internacionalPrograma eSocial poderá ter seu prazo de implantação prorrogado