Rua Jesuino Alves Rocha Loures, 1710
Cx. Postal: 124
85.555-000 - Palmas/PR
sindipal@proserv.com.br
Telefone/Fax: (46) 3263-1204
O presidente do Sindipal, Roni Junior Marini, participou no dia 20 de junho da reunião conjunta do Conselho Setorial da Madeira da Fiep, realizada no Grande Hotel de Guarapuava. O evento teve como finalidade demonstrar os serviços da entidade e debater o desenvolvimento do setor industrial paranaense por meio da redução da carga tributária.
Participaram do encontro representantes de 97 empresas e 11 sindicatos industriais do setor de móveis e madeira de todo Estado. Foram abordados assuntos como potenciais e dificuldades do setor florestal. Marini comentou que a presença dos diversos segmentos em um encontro importante como este é válido, pois agrega forças perante os órgãos públicos para buscar soluções.
Durante o debate, os empresários apontaram temas como altas taxas de juros; política cambial e seus efeitos nas exportações; substituição tributária, que implica no recolhimento antecipadamente o ICMS na produção; e os impactos do novo Código Florestal. A interferência da nova legislação na atividade madeireira foi esclarecida durante palestra feita pela consultora Mônica Breda.
O presidente do Sindipal reforçou a importância de reunir o setor a fim de buscar mais praticidade para o desenvolvimento de uma área tão promissora no Estado. "As questões que conversamos nos esclarece sobre fatores que são fundamentais para as empresas, como o Código Florestal e os regimes fiscais. Assim, podemos planejar melhor o futuro da área que atuamos", comenta.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, colocou a entidade à disposição dos empresários para auxiliar o setor florestal a enfrentar as questões debatidas, pois o setor é importante e necessita de incentivos por meio do Sesi, Senai e IEL para continuar em desenvolvimento.