SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Expominerais apresenta Ilha de Agregados

Feira em Curitiba reuniu fornecedores e expositores do setor mineral

clique para ampliarFeira mostrou algumas novidades do setor (Foto: Julio Cesar)

A Expominerais reuniu entre 19 e 22 de outubro, em Curitiba, diversos fornecedores e expositores do setor mineral. Entre as novidades apresentadas neste ano estava a ilha de agregados recicláveis. Com uma preocupação ecológica e de sustentabilidade, o segmento tem estudado e ampliado a aplicação desses elementos.

Segundo o presidente do SINDIMINERAIS-PR, Gustavo Mandalozzo, a feira é uma oportunidade que os expositores e pessoas ligadas ao setor têm para trocar experiências, principalmente. “O sindicato tem mostrado todo o apoio necessário e incentivado os associados a terem uma participação cada vez maior”, disse.

Na opinião do presidente da  Associação das Empresas Paranaenses de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Aemparcc), Fauáz Abdul-Hak, a utilização desses materiais é importante na medida em que se transformam em alternativas dentro da própria economia. “Há uma preocupação muito grande do setor com o uso correto desses materiais principalmente quando falamos em preservação, além da reutilização desses agregados ser benéfica em vários aspectos”, afirmou.

Os estudos mais recentes apontam que os resíduos de construção e demolição (RCD) têm se destacado como uma alternativa que valoriza os materiais descartados nas obras e passaram a ter um tratamento mais diferenciado. Grande parte desse material descartado pode ser aproveitada no próprio setor. Estes subprodutos têm um valor agregado e entre eles se destacam areias, pedras-britadas, concretos, argamassas endurecidas, tijolos e cacos cerâmicos, entre outros, que podem ser transformados em matéria-prima.

A Expominerais foi realizada pelo Conselho Setorial da Indústria Mineral da Fiep, com apoio da federação.

Sindiminerais fecha negociação salarial com a entidade laboralModelo de Atuação Articulada entre Áreas Sindicais e de Mercado do Sistema Fiep será levado para todas as regiões do PR