SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Setor mineral apresenta superávit com exportações

Comércio exterior do setor mineral brasileiro alcançou superávit de US$ 15,3 bilhões em 2015

clique para ampliarExportações representaram ganhos para o setor (Foto: Reprodução-OPetroleo)

Conforme dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, no início de fevereiro, o balanço comercial do setor mineral brasileiro alcançou superávit de US$ 15,3 bilhões em 2015. O segmento registrou exportações de US$ 39 bilhões e importações de US$ 23,7 bilhões. Os dados foram consolidados pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral.

O segmento mineral corresponde a 20,4% do total de exportações brasileiras. No mesmo período, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 19,7 bilhões, com exportações totalizando US$ 191,1 bilhões e importações de US$ 171,4 bilhões.

Segundo o MME, o país registrou exportações de US$ 18,4 bilhões no ano passado, queda de 39% com relação a 2014. O minério de ferro, que representou 76,4% das exportações da mineração, 36% do setor mineral e 7,4% das exportações brasileiras, foi o principal responsável por essa queda. O preço médio das exportações brasileiras de minério de ferro recuaram cerca de 49%.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

"Corrupção prejudica ambiente de negócios e afeta diretamente as empresas"Expectativa do consumidor aumenta no início de 2016, mas pessimismo ainda é grande