SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Encontro Anual dos Sindicatos discute inovação na gestão sindical

clique para ampliarGrupo de 119 pessoas participou do Encontro Anual dos Sindicatos 2014 (Foto: Agência Fiep)

O Encontro Anual dos Sindicatos 2014 - VI Jornada de Especialização em Gestão Sindical - discutiu ideias e soluções que podem ser aplicadas nas entidades sindicais com o objetivo de aumentar o associativismo, melhorar o atendimento aos associados, incrementar a gestão sindical e, consequentemente, fortalecer o setor industrial paranaense. Com o tema “Ideias para inovar, exemplos para se inspirar”, o encontro contou com uma programação especial de palestras, apresentação de cases e dinâmicas em grupo.

O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro no Sesc Caiobá, teve a presença de 77 sindicatos, totalizando 119 executivos e outros profissionais ligados às entidades. A abertura contou com a participação do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; do diretor do Senai Paraná, Marco Secco; e do superintendente do Sesi Paraná e do IEL, José Antonio Fares. Representantes das federações das indústrias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do presidente da Fecomércio, Darci Piana, também estiveram no evento. A secretária-executiva do SINDIMINERAIS/PR, Rejane Beatriz Paz, representou a entidade no encontro.

Segundo a executiva Priscilla Jaronski, também presente ao evento, o encontro foi importante em diversos aspectos. "Ele foi muito válido no sentido de trocarmos ideias, impressões com os outros executivo. A reunião promove essa interação com os outros e assim também aprendemos com as outras experiências", disse.

O gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Bueno, destacou a apresentação de cases dentro programação do encontro. De acordo com ele, os relatos de iniciativas que deram certo estimulam os demais executivos a investir ainda mais na gestão sindical. “Procuramos levar os ensinamentos para uma gestão, mas não significa simplesmente que fazer uma gestão possa proporcionar aquilo que se busca, que é o associativismo e a sustentabilidade financeira do sindicato. Estes dois ingredientes fazem com que tenhamos uma entidade fortalecida, juntamente com pessoas capazes e com vontade de crescer”, avaliou.

Entre os cases apresentados durante o encontro estava o do Sindibebidas de Minas Gerais, que aumentou o número de associados ao focar nas pequenas cachaçarias, que trabalhavam em grande parte na informalidade. Após um grande esforço, o sindicato estabeleceu parcerias e conseguiu reduzir tributos para estas empresas, que só podem ser beneficiadas caso sejam associadas ao sindicato. Outro case mostrado aos participantes foi o Sindimetal Londrina, que aumentou em 500% o número de associados a partir de um trabalho específico para contatos com indústrias do setor e associados. Duas horas por dia são dedicadas para conversar com as empresas.

Aumento expressivo no número de associados também foi registrado pelo Sivale Apucarana, que saltou de 20 para 80 indústrias em sua base, e pelo Sindirepa Guarapuava, que possui 67 associados, contra 22 ao fim de 2013. Os segredos dos dois sindicatos foram intensificar as visitas, reforçar a comunicação, ofertar capacitações e especializações, além da revisão de estatuto. O Sivale Apucarana ainda fez pesquisas de avaliação para nortear os trabalhos.

Os executivos dos sindicatos também conferiram durante o encontro sobre os empecilhos que impedem o avanço da inovação, incluindo a alta carga tributária e a burocracia. A coordenadora de arrecadação da Fiep, Débora Negrello, mostrou aos participantes o Sistema Integrado da Gestão da Arrecadação (Siga) e o Business Inteligence (BI), ferramentas de inovação em processos. Entre os benefícios está a eficiência da arrecadação de contribuições sindicais com acesso online.

Industriais cobram ações do governo federal para retomada do setor e estabilidade da economiaBom desempenho da indústria passa por liderança eficiente