SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Sindiminerais-PR colabora na "Construção da Agenda da Indústria do Paraná"

Evento reuniu 90 pessoas em Ponta Grossa de variados segmentos para a análise de diversos temas

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente ressaltou a importância da Fiep debater com as bases (Foto: Divulgação/Fiep)

A Fiep realizou em Ponta Grossa, a Semana da Indústria, com o encontro “Construção da Agenda da Indústria do Paraná”, que reuniu 90 convidados entre industriais, educadores e diversos segmentos no Hotel Slaviero, na região central. Para o presidente do Sindimineraispr, Gustavo Mandalozzo, a reunião se mostrou produtiva e foi uma oportunidade para debater o setor industrial. “Foi muito bom esse trabalho, pois fez com que a Fiep também ouvisse as suas bases, conhecesse as características regionais e também o que está ocorrendo pelas regiões”, lembrou.

Segundo o presidente, essa aproximação é muito importante e necessária. “Temos sempre trabalhado com a visão macro de tudo, mas precisamos estar atentos às pequenas mudanças que possam ocorrer, como no atual momento econômico, em que há um aquecimento da economia, porém, já estamos observando outros panoramas para uma possível desaceleração”, disse.

Os encontros foram levados para outras regiões do estado. Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, encontros nesse formato são importantes, pois permite identificar as principais demandas de cada região. “Nos Campos Gerais foi possível vermos uma preocupação do setor com a educação em todos os níveis. É necessário respeitar a característica de cada região para irmos construindo essa agenda e ao mesmo tempo contextualizando para mostrarmos aos nossos candidatos”, disse.

Durante o encontro, foi entregue um caderno intitulado “Recomendações Para Política Industrial Paranaense” com discussões sobre temas como: desenvolvimento de mercado; relações de trabalho; tributação; inovação; financiamento; educação; segurança jurídica; produtividade ambiente macroeconômico; e eficiência do Estado.

Além de Ponta Grossa, também foram realizadas reuniões em Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Cascavel, Paranavaí e Arapongas.

Homenagens

Após o debate sobre a “Agenda”, a Fiep homenageou alguns empresários de destaque e entregou medalhas do Mérito Industrial aos empresários Ferdinando Scheffer, do Grupo Águia, de Ponta Grossa; e Odacir Antonelli, do Grupo Repinho, de Guarapuava.

Além deles, foi entregue o título de Benemérito da Indústria à família de Carlos Ernesto Kugler, empresário e fotógrafo de Castro, que reuniu um acervo de 80 mil fotos que mostram o desenvolvimento da região. Também houve homenagem especial in memoriam ao empresário Luiz Gonzaga Pinto, fundador da metalúrgica Santa Cecília e que foi prefeito de Ponta Grossa.

A indústria dos Campos Gerais

O setor industrial tem um peso significativo na economia do Paraná. São 47 mil empresas, responsáveis por 51,5 mil estabelecimentos industriais, de 27 segmentos, que geram 854 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 55,7 bilhões em 2011, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 27,3% do PIB geral do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.

A região dos Campos Gerais abriga 5,6 mil desses estabelecimentos industriais (11% do total do Estado), que empregam 90,5 mil trabalhadores (também 11% do total). Os setores que geram mais empregos na região são: Madeira (23,7%), Construção Civil (14,7%), Alimentos (12,4%), Celulose & Papel (10,2%) e Produção de Minerais Não-metálicos (4,7%). Os 5 setores representam quase 66% dos empregos industriais da região. O PIB Industrial dos Campos Gerais alcançou R$ 5,9 bilhões em 2011, correspondendo novamente a 11% do PIB Industrial do Paraná.

Em busca de produtividadeIEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrial