SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Sindimetal Sudoeste realiza palestra sobre legislação trabalhista

Evento contou com palestra do juiz do trabalho Marlus Augusto Melek, que falou sobre questões relacionadas à judicialização das relações trabalhistas

clique para ampliarMarlos Melek repassou informações e respondeu dúvidas dos associados durante o evento. (Foto: Divulgação)

O Sindimetal Sudoeste realizou no dia 30 de junho a palestra “Trabalhista, E agora?”, com   o professor e juiz federal do trabalho Marlos Augusto Melek, que falou sobre a importância da conciliação e da prevenção para reduzir prejuízos e inadequações nas empresas. O evento foi organizado em parceria com a subseção de Pato Branco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola Superior de Advocacia (ESA).

A palestra contou com a presença de inúmeros associados, além de advogados e estudantes do Direito, que puderam ouvir e realizar perguntas sobre o tema ao juiz federal. Melek é autor do livro "Trabalhista! E agora?", direcionado ao público leigo, e já proferiu mais de mil sentenças em mais de uma década de magistratura.

Os participantes conheceram também um pouco da experiência do juiz, que passou, em diferentes fases da vida, tanto pela experiência de ser empregado como a de ser empreendedor, antes de se dedicar ao Direito. “Estive nestas duas situações e acredito que essas experiências me ajudam a ser mais justo em minhas sentenças”, explicou o juiz. Melek abordou, entre outros temas, a necessidade de reformas estruturais no Brasil, que precisam ser realizadas em diferentes segmentos, inclusive no setor trabalhista.

Para Abelson Carles, diretor administrativo da Alcast, a palestra foi uma excelente oportunidade para discutir o tema e saber mais sobre a judicialização dos conflitos trabalhistas. “Foi uma palestra diferenciada, na qual o juiz federal apresentou um novo olhar em relação ao tema e abriu os horizontes. Ficou claro que a reforma trabalhista é tão importante quando a reforma tributária, por exemplo, e uma necessidade para o desenvolvimento da indústria”, avaliou o industrial.

Presidente da Fiep defende novo modelo para as concessões do Anel de IntegraçãoEncontro de negócios reúne industriais do setor metalmecânico em Curitiba