SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Sindicatos se reuniram para falar sobre a Logística Reversa

O Sindimetal marcou presença e destacou a importância do encontro para os associados

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários de diferentes setores durante reunião sobre a Logística Reversa (Foto: Divulgação)

A Logística Reversa foi tema de palestra neste mês em um encontro que reuniu cerca de 160 empresários de vários setores, incluindo aqueles ligados ao Sindimetal Sudoeste. O workshop, realizado no Teatro Sesi em Pato Branco, foi conduzido por Carlos Edson Waltrich, do Senai Paraná. Ele falou sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsabilidade compartilhada, edital de chamamento e aspectos legais da Logística Reversa.

Os sindicatos participantes assinaram um termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A partir de agora, as entidades devem se programar e fazer um cronograma para implementar um programa de Logística Reversa dos resíduos industriais e de consumo.

Para o presidente do Sindimetal, Evandro Neri, o tema deve ser discutido com os associados até que todos entendam bem a importância e a maneira como o trabalho de Logística Reversa deve ser feito. “É importante a gente explanar o que está acontecendo. É uma tendência mundial que as empresas sejam cada vez mais responsáveis por aquilo que geram. Ainda tem que estudar muito pra saber de que forma vai ser feita a Logística Reversa, mas é bom promover um encontro para que os associados já fiquem sabendo que isso vai ser feito e quais são as suas responsabilidades”, explica.

Neri ainda destaca outras ações que o sindicato vem desenvolvendo para deixar os associados bem informados sobre todas as mudanças que ocorrem no setor industrial. “O Sindimetal está se preparando, buscando mais informações para ajudar os associados sobre as novas normas, incluindo a NR-12. Os associados podem ficar tranquilos porque estaremos cada vez mais participando, explicando e treinando as empresas para que todos saibam o que fazer”, completa.

Saúde, qualidade de vida e educação para promover o desenvolvimento industrialSindicatos elegem novos conselheiros regionais do Senai e do Sesi