SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

G19 publica novo edital para adoção da logística reversa

Sindimetal Sudoeste participa de encontro em Londrina para discutir avanços no processo de coleta e destinação dos resíduos sólidos do setor empresarial

Os Sindicatos das Indústrias de Metalmecânica, Material Elétrico, Eletroeletrônicos e de Reparação de Veículos do Estado do Paraná (G19) realizam novo encontro para tratar sobre o plano de logística reversa no setor. A reunião, marcada para Londrina, deve contar com as presenças de todos os representantes dos sindicatos de metalmecânica do Paraná.

O sistema de logística reversa é caracterizado por um conjunto de ações que busca viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo, ou em outros ciclos produtivos, gerando a destinação final e ambientalmente adequada. Isso significa que o produto fabricado por uma empresa, após utilizado pelo consumidor, deverá voltar para a empresa para que seja dada a destinação adequada.

O encontro do G19 atende Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010, que dispõem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um termo de compromisso assinado ano passado pelo G19 com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) prevê realizações de vários debates sobre o tema.

“Os trabalhos para apresentação de um plano de logística reversa vêm sendo bastante debatido entre todos os Sindimetais do Estado, e visa exatamente apresentar uma proposta adequada e possível para a realidade do setor, o que somente se mostrou possível mediante a assinatura do citado Termo de Ajustamento de Conduta. Caso contrário, o setor seria obrigado a aceitar uma proposta elaborada pelo estado, podendo não atender interesses do setor”, salientou o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri.

O G19 contratou consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para elaboração do plano de logística reversa do setor metalmecânico. O Sindimetal Sudoeste contribui com o custeio de R$ 26 mil. “No último encontro, percebemos que os empresários estão dando bastante atenção a processo de implantação do sistema de logística reversa. O Sindimetal está explanando a real situação do plano e agora aguardando o estudo para execução do serviço”, explicou o presidente Evandro Néri. “O objetivo da reunião foi reforçar aos associados o tema da logística reversa e suas implicações para o setor metalmecânico, além de tratar da importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos Sindimetais do estado visando atender o Termo de Ajustamento de Conduta”, comentou o consultor jurídico do Sindimetal Sudoeste, Francisco Souza Junior.

Preparativos finais para Feira de InovaçãoLiderança foi o tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos