SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Banco do Brasil e ABIMAQ firmam parceria para incentivar industriais do setor a investirem

Instituição financeira pretende atender a demanda de 1,6 mil associados da ABIMAQ, além de microempreendedores individuais; empresas poderão investir em consórcios para aquisição de bens ou em estratégias promocionais para o comércio exterior

clique para ampliarclique para ampliarEntidades estão preocupadas com a agilidade nos financiamentos (Foto: Freeimages)

O Banco do Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) assinaram um protocolo de intenções para estimular as empresas do setor de maquinários a investirem, no mês de janeiro. A expectativa das duas instituições é promover mais assertividade e agilidade no processo de liberação de crédito.

O convênio, na visão da ABIMAQ, é fundamental neste momento no qual a economia ensaia uma retomada. A facilidade e a agilidade dos financiamentos são condições necessárias para incentivar as empresas a investirem em inovação e no comércio exterior.

Consórcio

Além das linhas de crédito tradicionais, como o Finame, o Banco do Brasil também oferece cotas de consórcio para as empresas associadas e seus compradores e fornecedores. Em 2016, as vendas de cotas de consórcio para o segmento Pessoa Jurídica (PJ) cresceram 93,1%, chegando a R$ 2,20 bilhões.

A parceria com a ABIMAQ permite aos associados utilizar essa modalidade de crédito para aquisição de veículos, tratores, caminhões, além de máquinas e equipamentos.

Comércio exterior

O convênio do Banco do Brasil com a ABIMAQ também contempla uma solução voltada para as empresas interessadas em expandir as fronteiras. Trata-se do portal B2Brazil - o maior portal brasileiro de B2B (compras corporativas) destinado à exportação.

A solução é dirigida para estratégias de promoção comercial para exportação por meio de ações de marketing digital. Com esse projeto, as empresas poderão financiar sua estratégia de promoção comercial via internet, após avaliação cadastral, utilizando uma linha de crédito exclusiva, o Proger Exportação. O desenvolvimento das ações ficará a cargo da B2Brazil a partir do perfil da empresa e de seus produtos ou serviços, mercados-alvo com potencial de compra e posicionamento da marca.

Os recursos do Proger Exportação são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o orçamento para 2016 chegou a R$ 140 milhões, um incremento de R$ 97 milhões - mais de 225% - em relação aos recursos autorizados para 2015, que foram utilizados integralmente.

Com informações da ABIMAQ

Estudante americano cria impressora 3D para metais fundidosSindimetal Campo Mourão elege nova diretoria