SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Feira Matte Cultural resgata história da erva-mate em Curitiba

Festa foi realizada nos dias 09 e 10 de julho no Centro Histórico

clique para ampliarEspaço da Embrapa Florestas mostrou a ciência por trás da produção do mate. (Foto: Embrapa Florestas)

Um evento dedicado a resgatar a história e tradição da erva-mate chamou a atenção dos curitibanos entre os dias 09 e 10 de julho. Realizado no Centro Histórico da cidade, o evento reuniu produtos, gastronomia e shows musicais para atrair o público.

A gastronomia inusitada mostrou a flexibilidade do uso da erva-mate em diferentes pratos, como o brigadeiro de mate, e ofereceu ainda aos participantes receitas sobre como utilizar a planta. Já outros produtos também apresentaram a diversidade de características da erva, que pode ter, inclusive, uso cosmético.

O evento buscou ainda o resgate histórico e cultural da produção que impactou a economia e o desenvolvimento do estado. Para tanto, foram apresentadas peças de acervo de museus que contam a história do desbravamento e da produção da erva-mate, além de obras de artistas que retrataram o tema. A feira ainda contou com apresentações musicais, que também estavam ligadas ao tema.

Com informações da Embrapa Florestas

Seminário Erva-Mate no Século XXI recebe trabalhos científicosSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL