SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Tecnologia para manejo de erva-mate para alta produtividade está à disposição do produtor

Técnicas podem aumentar a produtividade dos ervais e até mesmo recuperar áreas que são cultivadas há muito tempo

clique para ampliarAplicação correta de podas e adubação podem ampliar a produtividade. (Foto: Reprodução)

A tecnologia para manejo da erva-mate plantada para alta produtividade está sendo desenvolvida pela Embrapa Florestas e está à disposição do produtor, que pode solicitar ao órgão informações sobre o tema. O assunto foi discutido em dia de campo realizado no Rio Grande do Sul em junho, quando foram apresentadas técnicas relevantes como o rebaixamento e desponte de erva-mate.

Na oportunidade, os produtores rurais e técnicos da Emater/RS assistiram a uma palestra sobre o Erva20, programa que a Embrapa Florestas está desenvolvendo para transferência de tecnologias que visam o aumento da produtividade de ervais e que estará à disposição de produtores de todo o país.

Os participantes conheceram, no campo, práticas de manejo para a recuperação produtiva de um erval com mais de 30 anos. Este tipo de erval, mesmo que manejado adequadamente, com o tempo perde drasticamente a produtividade, além de se tornar mais suscetível ao ataque de pragas e doenças. "A prática de rejuvenescimento do erval, via poda e adubação, entra como uma solução nestes casos", explica Ives Goulart, da área de TT da Embrapa Florestas e responsável pelo dia de campo. O desponte do erval também foi demonstrado. "Melhorias no manejo representam uma grande diferença na produtividade", alerta Ives.

Serviço

Os produtores que desejarem mais informações sobre o tema podem buscar diretamente a Embrapa Florestas, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac.

Redes sociais são importantes ambientes de negócios para as empresasSeminário Erva-Mate no Século XXI recebe trabalhos científicos