SINDIMATE

Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep organiza Congresso Paranaense da Indústria

Diálogo do Governo com empresários marcou o evento, que debateu soluções para o desenvolvimento do Paraná

Com o objetivo de alinhar a agenda do setor produtivo com as políticas públicas, estadual e federal, para fortalecer a economia paranaense, a Fiep organizou, nos dias 20 e 21 de junho, no Cietep, o Congresso Paranaense da Indústria. O mais importante evento do setor industrial do Paraná e um dos mais relevantes do Brasil, contou com a presença de empresários de todas as regiões do Estado, lideranças do setor produtivo e parlamentares federais e estaduais.

A abertura, feita pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa. "A política industrial moderna é um espaço de diálogo, de cooperação e de articulação entre o setor produtivo organizado e o Governo", afirmou Rocha Loures. "Em relação à indústria, nosso interesse é que vocês possam cada vez mais se fortalecer, gerar mais emprego e mais riqueza para o nosso Estado. Por isso, estamos abertos ao diálogo", afirmou Richa.

O evento contou, ainda, com painéis e palestras de autoridades como o secretários de Estado Luiz Carlos Hauly (Fazenda), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e Jonel Iurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que puderam dialogar sobre os temas prioritários da indústria paranaense.

Com o foco voltado à economia e ao desenvolvimento do Estado, Luiz Carlos Hauly defendeu que é preciso agir nacionalmente para pacificar a questão da guerra fiscal entre os Estados e aumentar a folga financeira do Paraná para garantir a ampliação dos investimentos públicos. Para ele, essas ações devem colaborar para aliviar a pressão dos tributos sobre as empresas e aumentar a competitividade do setor produtivo paranaense. "O Brasil tem o pior sistema tributário do mundo. É um manicômio tributário, onde quem pode mais chora menos. É uma lógica perversa", afirmou Hauly durante o evento. "Se tivéssemos um sistema tributário mais enxuto, o Brasil cresceria mais. O Paraná é partícipe desse processo e vítima do caos tributário nacional. Se não consertarmos o nacional, não consertaremos o estadual", acrescentou.

Em sua palestra, José Richa Filho defendeu a construção de 12 novos berços de atracação no Porto de Paranaguá e 140 metros a mais de cais no Porto de Antonina, ampliação da Ferroeste dos atuais 250 quilômetros para 1.116 quilômetros, duplicação de rodovias, ampliação e melhorias nos aeroportos e implantação de centros de logística. "O crescimento do Paraná ficou extremamente concentrado nos últimos anos. Prova disso é que apenas 20 dos 399 municípios do Estado concentram 51% da população, 65% do PIB total e 70% do PIB industrial", explicou o secretário de Infraestrutura e Logística. "Agora, a estratégia do Governo é desconcentrar este desenvolvimento", disse.

Meio ambiente - As parcerias entre o Governo e o setor produtivo podem agilizar a resolução de questões ambientais no Estado. A afirmação foi feita pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Jonel Iurk, em sua palestra. Ele destacou a iniciativa da Fiep em ouvir as cadeias produtivas e levantar as demandas temáticas de cada setor, que mostrou que o tema meio ambiente é uma das principais preocupações atuais da indústria. "Temos um subsidio a mais para planejar novas políticas e atuar para agilizar uma definição sobre a questão", disse o secretário, ressaltando que o licenciamento ambiental é uma das questões mais complexas que envolvem o meio ambiente e o poder público.

Mais diálogo - No dia 21, foram realizadas reuniões técnicas sobre temas apontados pelos empresários e lideranças como prioritários para o desenvolvimento da indústria com competitividade e segurança: tributação, meio ambiente, infraestrutura, inovação, desenvolvimento local, educação transformadora e linhas de crédito e financiamento. Ao todo, 17 temas foram discutidos. "O maior benefício foi as instituições e o Governo virem escutar as necessidades que os empresários têm e se proporem a atender as demandas e a levarem os problemas em consideração", disse Adriano Spanhol, empresário da Illumeo, que participou do Congresso.

Também no dia 21, o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, lançou oficialmente o livro "Voto Distrital na Reforma Política". A publicação é o principal resultado obtido durante o II Congresso da Rede de Participação Política, ocorrido durante os dias 9 e 10 de setembro de 2010 e que teve como tema 'Reformar e Inovar: Uma Nova Política é Possível'. Durante os dois dias de encontro, os cerca de 650 participantes debateram questões sobre desenvolvimento local e elaboraram uma proposta de lei de iniciativa popular visando à implantação de um sistema de voto distrital misto no Brasil. "A implantação do voto distrital misto é uma de nossas principais bandeiras por ser o modelo de sistema eleitoral mais apropriado para as dimensões e características do nosso país" afirmou Rocha Loures.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Conduzir bem o negócio faz toda a diferençaAlta de 16% no preço da erva-mate deixa chimarrão mais caro no Estado