SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Indústrias de portas de madeira investem em gestão de pessoas para garantir inovação

Impulsionadas por Programa de Qualidade, empresas incentivam participação dos funcionários na melhoria de processo para ganhar competitividade, produtividade e reduzir custos

As indústrias do setor de portas de madeira têm investido em capacitação e valorização dos trabalhadores. Isto vem sendo impulsionado pela necessidade de melhoria de processos produtivos e adequação às normas e padrões de qualidade. Ações como estas permitem uma diferenciação e conquista de espaço no mercado.

Desde a implantação do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pelo Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), 21 empresas trabalham para aperfeiçoar a produção, a gestão e seus produtos. Dessas, 17 já possuem produtos certificados.

Entre os cases de sucesso está o da Reflorestadores Unidos, que atua no mercado com a marca Ecoporta. A empresa adotou uma política de capacitação e de valorização dos colaboradores, que já rendeu, inclusive, ideias para redução de custos com insumos e aperfeiçoamento de equipamentos. O chamado Grupo de Melhorias Internas se reúne uma vez por mês para discutir possíveis melhorias no processo produtivo. As informações são repassadas para os líderes de cada departamento e, posteriormente, apresentadas a um conselho e à diretoria.

Conforme informações repassadas pela Abimci, se validada a proposta após sua implantação dentro da empresa, as pessoas envolvidas acumulam pontos para receberem alguma recompensa ao final do ano. Além disso, a indústria possibilita o crescimento dos colaboradores dentro da empresa e tem incentivado a formação por meio de subsídio de 50% para cursos de graduação.

PSQ-PME

O Programa reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas brasileiras vigentes. Entre os principais objetivos da iniciativa estão o de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final.

Com informações da assessoria de imprensa

Setor de móveis apresenta ganhos em novembro de 2016Vote Bem, da Fiep, concorre ao prêmio Boas Práticas Eleitorais do TRE