SINDIMADMOV

Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná

Sindicato quer revitalizar APL de Móveis do Sudoeste

Cadastramento das empresas da região já começou

clique para ampliar clique para ampliarOs APLs tem papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e tecnológico de uma região (Foto: Divulgação)

O Sindimadmov vem buscando revitalizar o APL de Móveis do Sudoeste do Paraná. Para isso, iniciou um levantamento e cadastramento das empresas do setor presentes na região Sudoeste, identificando pessoalmente cada uma delas. O objetivo é facilitar a comunicação entre o Sindicato e a Indústria, no que diz respeito à demanda de cursos e treinamentos e demais interesses dos empresários da região.

Arranjo Produtivo Local (APL) é um termo que pode ser usado para definir uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem, contando também com apoio de instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Os APLs têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e tecnológico de uma região, beneficiando todas as empresas e engajando comunidades locais, centros de tecnologia e pesquisa, instituições de ensino e entidades públicas ou privadas. Tudo isso possibilita a geração de maior competência às empresas, maior competitividade e inserção em novos mercados, inclusive externos. As empresas instaladas em APLs exercem o aprendizado coletivo, a troca de informações, a eficiência coletiva e o aumento da competitividade.

Os APLs atuam em torno de uma atividade produtiva principal abrangendo um território definido. Apresentam um grau intensivo de cooperação e interação entre as empresas e se organizam por meio de um sistema de governança local representativo do APL.

COMENT�RIOS

Paola Varon - Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 - 10:42:50 - São JOSE dos pinhais/PR

Gostaria receber maior informação sobre o setor moveleiro e o caminho para a internacionalização da indústria paranaense. Obrigada

Seminário Moveleiro levanta demandas em Francisco BeltrãoEleição sindical já tem data marcada