SINDILOUÇA

Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná

Encantos do artesanato em louça

Associação dos Artesãos de Campo Largo ajuda a difundir a louça da cidade, com a criação de peças de artesanato que cativam os consumidores. Entidade luta para conseguir uma sede própria em Campo Largo

A manipulação artesanal das peças de louça é uma grande forma de agregar valor e seduzir consumidores com esses produtos. Em Campo Largo, desde a década de 1970, a Associação dos Artesãos da cidade desenvolve um importante papel na promoção dessa atividade.

“Nós do sindicato apoiamos os artesãos, afinal eles utilizam nosso materiais, divulgando nossas louças com um trabalho muito bonito”, afirma José Canisso, presidente do Sindilouça.

Vice-presidente e tesoureira da associação, a arte-educadora Evelyn Passos coordena atividades com cerca de 50 associados. “Como associação, criamos feiras locais e fora do município. Também trabalhamos na regularização dos artesãos como microempresários, agilizando possíveis financiamentos em bancos”, destaca Evelyn.

Na criação de suas obras, os artesãos trabalham com vários produtos locais como cerâmica branca, terracota, vime, tricô e crochê. De acordo com Evelyn, para que os artesãos locais consigam alcançar mais prosperidade é preciso que eles obtenham um espaço na cidade voltado só para eles.

“Provisoriamente, o escritório da associação fica na minha casa mesmo. Mas o artesão precisa e merece ter um espaço mais apropriado, afinal aqui são produzidas muitas peças de qualidade, especialmente de cerâmica, que é um material bem delicado. Também não podemos mais aceitar que a louça de Campo Largo seja vendida para outros municípios e no fim os artesãos dessas cidades obtêm mais sucesso do que os nossos”, argumenta Evelyn.

8º ENAI discute competitividade da indústria brasileiraDesafios para o setor do vidro em 2014