Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Cenário da construção civil pode apresentar melhora em 2017

Boletim elaborado pelo Ceper/Fundace aponta que concessões de crédito e melhora na confiança nos agentes econômicos podem melhorar o setor

O setor de construção civil ainda sente os efeitos da crise enfrentada pelo país e este cenário deve permanecer inalterado nos próximos meses devido ao elevado índice de desemprego e redução dos salários reais. No entanto, mudanças na economia e no cenário político demonstram que uma recuperação pode ocorrer em 2017, com efeitos positivos efetivamente em 2018. Os dados são de um levantamento elaborado pelo Centro de Pesquisa em Economia Regional da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Ceper/Fundace).

De acordo com o estudo, o mercado de crédito para a construção civil continua a sofrer os prejuízos da crise brasileira, mas as novas concessões de crédito e a melhora na confiança dos agentes econômicos podem significar um cenário positivo para o setor imobiliário ao longo dos próximos meses, principalmente para as empresas que estão conseguindo passar pelo momento turbulento sem grandes problemas financeiros

O levantamento pode ser consultado aqui.

O Sinduscon-PR, sindicato que representa a indústria da construção civil, apresenta no dia 6 de dezembro o balanço de 2016 do setor no Paraná e a perspectiva de contratação de mão de obra para o ano que vem. O objetivo é analisar a previsão de lançamentos de novos empreendimentos para 2017.

Com informações da Fundace e da ABRAINC

Governo lança programa para estimular reforma de casas e geração de empregos"Apesar de ainda termos um panorama desafiador pela frente, não podemos desanimar", diz Campagnolo