Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Custo da construção civil tem nova alta em outubro

Índice calculado pelo IBGE tem variação positiva nos últimos 12 meses

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou variação de 0,64% em outubro em relação ao mês anterior. De acordo com o levantamento, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 6,37%, resultado superior aos 5,98% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

O IBGE informou que o custo nacional da construção, por metro quadrado subiu para R$ 1.021,25 em outubro. Desse valor, R$ 531,49 são relativos aos materiais e R$ 489,76, à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou variação de 0,10%, caindo 0,49 ponto percentual em relação à taxa do mês anterior (0,59%). Já na parcela da mão de obra, a variação de 1,23% mostrou aumento de 1,33 ponto percentual em relação ao mês anterior (-0,10%).

A região Sul teve a segunda maior variação em outubro, com 0,84%, atrás do Norte, com 1,63%.

Com informações do IBGE

Ministro da Indústria vem ao Paraná para lançar oficialmente o programa Brasil Mais ProdutivoGoverno lança programa para estimular reforma de casas e geração de empregos