Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Aumento nas vendas de material de construção em maio

Pesquisa da Anamaco indica alta de 1%

A pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) aponta que as vendas no varejo deste tipo de produto cresceram 1% em maio, na comparação com abril. O desempenho ficou 1% acima do registrado em maio de 2015. No acumulado do ano, o setor apresenta queda de 11%; nos últimos 12 meses, a redução acumulada é de 14%.

Segundo o estudo, a região Norte apresentou a maior variação positiva no mês, de 11%, seguida pelo Nordeste (4%), Sudeste (3%) e Sul (2%). Já o Centro-Oeste apresentou variação negativa de 3%.

Com os resultados nos primeiros cinco meses do ano, a Anamaco fez a revisão da expectativa de crescimento em 2016, de 6% para 3%, sobre 2015. “Estamos passando por um momento de retomada de obras e de manutenção predial, mas de forma bastante irregular. O consumidor ainda não está 100% confiante para voltar a investir em reformas e novas obras, mas há a necessidade de readequar imóveis usados, ou porque estão à espera de novos inquilinos ou porque ficaram vazios”, explicou Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

O levantamento ainda apontou que 52% dos entrevistados esperam que o mês de junho seja melhor do que maio, o que já reflete o aumento do grau de confiança no atual governo. “O encaminhamento da solução política está afetando diretamente o setor. Apesar do Governo Federal ter anunciado cortes no programa Minha Casa Minha Vida, especialmente àqueles com faixa de renda familiar até R$1.800, a entrada de capitais estrangeiros nos primeiros cinco meses do ano foi muito superior ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que novas medidas de liberação crédito comecem a irrigar as vendas no comércio nos próximos meses”, declarou Conz.

Com informações da Anamaco

Diagnóstico gratuito pode ajudar empresas em sustentabilidade e inovaçãoMinistro Gilmar Mendes participa do lançamento do Vote Bem