Sindicaf

Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento e Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná

Prefeitura de Curitiba lança plano para recuperação e implantação de calçadas

Projeto foca o entorno de equipamentos públicos e a construção de calçadões em todas as regionais da cidade

A Prefeitura de Curitiba lançou, no fim de março, o Plano Estratégico de Calçadas (Plancal), com o objetivo de revitalizar e implantar 234 quilômetros de calçadas em torno de equipamentos públicos em todas as regiões da cidade. O projeto prevê a instalação de calçadões em diferentes bairros. O plano foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Conforme o Plancal, a prioridade em um primeiro momento será a melhoria no acesso às escolas municipais. Na primeira fase do projeto, pelo menos uma escola por regional será atendida, para posteriormente expandir as ações. As calçadas deverão ligar as escolas a outros equipamentos públicos, como pontos de ônibus, e melhorar o acesso até vias principais na região.

A prefeitura vai instalar um calçadão em cada regional. O Ippuc já selecionou três ruas com viabilidade técnica para esta transformação e caberá à comunidade a escolha em qual delas será feita a obra.

Um dos destaques do Plancal é o reaproveitamento de materiais na requalificação das calçadas, o que vai diminuir os custos para a prefeitura e evitar o desperdício de materiais. Também serão instalados os chamados passeios de chuva, faixas que funcionarão como calhas naturais para acumular a água da chuva, evitando alagamento das calçadas e áreas próximas.

Mais informações sobre o plano podem ser conferidas aqui.

Inscrições abertas para capacitações em comércio exterior e missões internacionaisBlocpar desenvolve tecnologia para Bloco Split Fluted