SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Diagnóstico gratuito pode ajudar empresas em sustentabilidade e inovação

Bússola da Inovação e Bússola da Sustentabilidade também apontam caminhos para uma maior competitividade das empresas em um cenário econômico complexo

clique para ampliarclique para ampliarFerramentas estão disponíveis gratuitamente para todas as indústrias paranaenses – Clique para ampliar e conhecer os benefícios (Foto: Reprodução)

Inovação é um tema que vem acompanhando a indústria nos últimos tempos. Agora, em um momento de crise, inovar se tornou ainda mais essencial para as empresas. O interesse dos industriais é evidente, mas de onde partir e como fazer para inovar? As respostas podem estar em um diagnóstico gratuito que a Bússola da Inovação fornece aos participantes do programa, desenvolvido pelo Sistema Fiep.

Para participar, basta fazer o cadastro no site www.bussoladainovacao.org.br. No final do processo, será gerado um diagnóstico sobre o nível de inovação da indústria. “O diagnóstico é gratuito e imediato. Além disto, o documento mostra os caminhos para a indústria se tornar ainda mais competitiva neste cenário complexo da economia. O diagnóstico aponta estes caminhos para o desenvolvimento industrial e como a empresa pode fortalecer suas parcerias para aumentar seu nível de inovação, que não significa apenas a criação de novos produtos, mas também a melhoria de produtos e processos”, destaca o coordenador da Bússola da Inovação, Augusto Cesar Machado.

Ele ressalta que o atual panorama econômico do país está se refletindo na procura pelo projeto, que está disponível para as indústrias de todo o Paraná. “É um reflexo da preocupação da indústria em fazer algo diferente neste cenário de dificuldades. Mesmo quem participou em 2014 (última edição do programa) pode e deve participar, pois é possível comparar a sua realidade há dois anos e verificar se houve evolução ou não. Além disto, a indústria está em um cenário diferente. Mesmo que a empresa tenha registrado uma nota alta de inovação, não significa que ela não possa atingir um patamar maior”, explica Machado. Quem participar da Bússola da Inovação terá ainda acesso ao perfil compilado na última edição do projeto.

Neste ano, além da terceira edição da Bússola da Inovação, os industriais paranaenses podem participar da Bússola da Sustentabilidade, que é realizada pela primeira vez pelo Sistema Fiep. O funcionamento ocorre nos mesmos moldes. A ferramenta analisa os aspectos sociais, econômicos, culturais, territoriais e ambientais da indústria. “O foco é o negócio sustentável, e não apenas na questão ambiental, para onde o conceito de sustentabilidade frequentemente remete. É um conceito que permeia todas as áreas do negócio. Por meio da Bússola, são verificadas oito dimensões empresariais vinculadas a 15 áreas temáticas da sustentabilidade. Elas demonstram o nível de maturidade em sustentabilidade da empresa”, esclarece Machado.

Ao final do questionário, a indústria recebe um relatório gratuito sobre o atual nível de maturidade e como ela pode se tornar um negócio mais sustentável. A ferramenta pode ser acessada pelo site www.bussoladasustentabilidade.org.br.

Além do diagnóstico individual, a participação das indústrias é essencial para gerar panoramas setoriais e regionais em inovação e sustentabilidade. Estes números podem basear ações dos sindicatos e do Sistema Fiep para auxílio do segmento produtivo. Machado lembra que todas as informações fornecidas às ferramentas são confidenciais. Tanto a Bússola da Inovação quanto a Bússola da Sustentabilidade estão disponíveis por tempo limitado.

Mercado livre de energia pode apresentar redução nos custos para o setor industrialClima é de confiança na retomada da indústria de petróleo e gás, diz IBP