SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Prazo para adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado vai até 15 de julho

Com a renegociação, empresas podem conseguir certidão positiva com efeito de negativa e retirada de seus nomes do Cadin

clique para ampliarclique para ampliarParcelamento pode se tornar benéfico aos industriais (Foto: Reprodução)

Empresários do Paraná têm até o dia 15 de julho para aderir ao PPI (Programa de Parcelamento Incentivado). O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Fazenda, reabriu o prazo em maio para a negociação de dívidas de ICMS geradas até 31 de dezembro de 2014. O programa está previsto na Lei n.º 18.468 e foi regulamentado pelo Decreto n.º 1932/2015. Quem participar da iniciativa, que é válida para todos os setores, terá descontos em multas e juros para pagamento dos débitos à vista ou em até 120 meses.

De acordo com a gerente de cobranças da Receita Estadual e coordenadora do programa, Luciana Trintin, para pagamento à vista, a multa fica reduzida em 75% e os juros em 60%. Para os que optarem pelo parcelamento, há um desconto da multa em 50% e os juros são reduzidos em 40%. Além disso, os honorários incidentes sobre as dívidas ativas ajuizadas ficam limitados a 1% do valor pago ou parcelado. Para o parcelamento também não será exigida a apresentação de garantias.

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, explica que a reabertura do PPI vai permitir que empresas que possuem débitos regularizem suas pendências com o Estado e evitem autuações.

Para consultar débitos, realizar simulações, imprimir a guia para pagamento em parcela única ou para realizar os parcelamentos, o empresário deverá acessar o Programa Especial de Parcelamento no portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) ou www.ppi.pr.gov.br. “Tudo pode ser feito on-line”, explica Luciana.

Existem outras vantagens para os contribuintes que aderirem ao programa. Uma delas é a obtenção de certidão positiva de dívida ativa estadual com efeito de negativa, o que possibilita a participação em licitações ou outros serviços junto ao Estado e a retirada do nome da empresa do Cadin (Cadastro Informativo do Paraná). Isto acontece mesmo se a dívida for parcelada. Vale lembrar que se o nome de uma empresa consta no Cadin ela fica impossibilitada de realizar qualquer coisa que tenha alguma relação com o Estado, até licenças do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Com a iniciativa, a Secretaria da Fazenda espera renegociar em torno de R$ 200 milhões. Atualmente, há R$ 21,5 bilhões de ICMS inscritos em dívida ativa no Estado.

Para mais informações, acesse: www.ppd.pr.gov.br. O contribuinte também pode recorrer ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, cujo telefone para Curitiba e Região Metropolitana é o (41) 3200-5009; para outras localidades, 0800 41 1528 (ligação gratuita).

Plano Estadual de Infraestrutura e Transportes pontua obras importantes até 2035Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julho