SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Semana da Indústria presta homenagens em todo o Paraná

Fiep e sindicatos filiados promoveram atividades específicas em cada região do estado e também inauguraram espaços que vão ajudar no apoio ao setor industrial

clique para ampliarclique para ampliarSetor industrial corresponde a um quarto de todo o PIB do Paraná (Foto: Fiep)

A Semana da Indústria 2015, promovida pela Fiep, homenageou industriais que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Paraná, em cerimônias em todas as regiões do estado. Os encontros, em maio, foram realizados nas cidades de Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Apucarana e Curitiba.

Catorze personalidades foram condecoradas com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná: Hudson da Cunha Zanoni e João Ferreira Dias Filho (representantes da região dos Campos Gerais); Pedro Rodrigues da Silva e Peterson Cantu (Sudoeste); José Luiz Parzianello e Rainer Zielasko (Oeste); Ater Carlos Cristófoli (Noroeste); Ananias Bittencourt e Roberto Alcântara (Norte); e Augusto Piegel e João do Espírito Santo Abreu (Curitiba e Região Metropolitana).

A Fiep também concedeu o título de Benemérito da Indústria a Bráulio Zipperer e Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira. Além disto, a federação entregou o título de Honra ao Mérito para José Carlos Rodrigues Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A programação da Semana da Indústria contou com a inauguração de novas estruturas do Sistema Fiep, como no caso do Colégio Sesi Internacional em Ponta Grossa; nova unidade do Senai em Marechal Cândido Rondon; a Casa da Indústria, em Apucarana; e uma unidade do Senai em São Mateus do Sul. A federação e seus sindicatos filiados também promoveram eventos de interesse aos industriais, como palestras com temas importantes - a exemplo do eSocial e o cumprimento das normas regulamentadoras - e atividades culturais e de confraternização.

Clique aqui para saber mais sobre as comemorações alusivas à Semana da Indústria.

Setor industrial paranaense

A indústria tem grande importância para a economia do Paraná, com 50 mil estabelecimentos de 32 segmentos diferentes. Corresponde a 24,5% do PIB estadual e é o quinto maior do país.

Confira mais sobre os homenageados nesta Semana da Indústria:

Medalha do Mérito Industrial - Curitiba e Região Metropolitana

Augusto Piegel - proprietário da Panificadora Piegel, uma das mais tradicionais de Curitiba. Líder de um empreendimento tipicamente familiar e que atualmente é formado por cinco empresas

João do Espírito Santo Abreu - Referência no setor de telecomunicações, estando à frente da empresa BrasilSat Harald. Seus trabalhos receberam registros de patentes em diferentes países.

Medalha do Mérito Industrial - região norte

Ananias Bittencourt - industrial destaque em Apucarana, à frente da Eletran Indústria e Comércio de Acumuladores, empresa que atua em todo o território nacional e que foi a primeira do segmento a conquistar certificação ISSO 9001.

Roberto Queiroz Martins Alcântara - É fundador e presidente da Angelus - Indústria de Produtos Odontológicos, em Londrina, e inventor de sete patentes nacionais. Além do destaque em seu setor, também é conhecido por ações de responsabilidade social e ambiental.

Medalha do Mérito Industrial - região noroeste

Ater Cristófoli - Empreendedor em tecnologia e inovação na área da saúde, à frente da Fundação Educere, cujo foco principal é a incubação de empresas. Outra iniciativa do industrial é o Observatório Social do Brasil, instituição apartidária de monitora aplicação de recursos públicos.

Medalha do Mérito Industrial - região oeste

José Luiz Parzianello - Empresário da construção civil em Cascavel, sendo uma das lideranças do setor produtivo na região. Como vice-presidente da Fiep. Ele atuou na defesa da política de industrialização do Paraná.

Rainer Zielasko - Industrial com destaque no setor têxtil, sendo um dos sócios da Fiasul, com sede em Toledo. Coordenou por oito anos o Comitê das Fiações da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e continua ligado com entidades do setor industrial.

Medalha do Mérito Industrial - região sudoeste

Pedro Rodrigues da Silva - Industrial do setor moveleiro, sendo uma grande liderança na região. Atua nas empresas Ghel Plus e Gaam Móveis, que possui participação expressiva no mercado.

Peterson Cantu - Diretor da Cantu Alimentos, grupo que abrange várias indústrias do setor alimentício e de bebidas. As indústrias Cantu estão entre as 10 maiores redes atacadistas do Brasil.

Medalha do Mérito Industrial - região Campos Gerais

Hudson da Cunha Zanoni - Destaque na área de engenharia, estando à frente da Unisul Projetos e Construções. Além disto, atuou na prefeitura de Ponta Grossa em áreas ligadas a obras públicas.

João Ferreira Dias Filho - Médico de formação, decidiu investir - na década de 1970 - na compra de terras e no plantio de pinus. Tornou-se empresário, fundando a SEPAC, uma das maiores fabricantes de papéis sanitários do Brasil.

Título de Benemérito da Indústria

Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira - Foi um dos sócios da empresa Urbasa Construtora e Urbanizadora Ltda, pioneira e desbravadora de várias cidades como Maringá, Londrina, Umuarama, Arapongas e Rolândia.

Bráulio Zipperer - Esteve no comando de uma das mais tradicionais indústrias moveleiras do País, a Móveis Cimo. Tornou-se uma das lideranças do setor moveleiro paranaense.

Honra ao Mérito

José Carlos Rodrigues Martins - Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) desde julho de 2014. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) por três anos e presidiu o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação do Ministério das Cidades entre 2010 e 2012.

Com informações da Fiep

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Histórias de inovação inspiram empresários em Encontro das Micro e Pequenas Indústrias do PR"Lei dos Motoristas" exigirá atenção da indústria