SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresas devem ficar atentas para a aplicação da NR-12

Fiscais do Ministério do Trabalho fiscalizam o cumprimento das regras e quem não estiver adequado pode receber multas pesadas

O SINDEMON alerta os associados para o cumprimento da NR-12, que estabelece normas de segurança no uso de máquinas e equipamentos. Os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já estão visitando as empresas para verificar o cumprimento das normas. Parte dos prazos de adequação já expirou. Segundo relatos repassados ao SINDEMON, alguns fiscais fazem notificações recomendatórias e colocam novos prazos para que a empresa se adeque.

No entanto, há fiscais que já estão multando as infrações e os valores são pesados. A multa pode chegar a até 50 vezes ao valor de referência do equipamento. Uma mesma máquina poder receber várias notificações. Por isso, as empresas devem ficar atentas para a adequação e evitarem problemas com a fiscalização.

O que você precisa saber sobre a NR-12:

O que é a NR-12?

A Norma Regulamentadora nº 12 define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos. Entre os métodos de controle a serem adotados está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas. Também estão previstos treinamentos de todos os empregados e instalação de sistemas de segurança.

Quais setores devem aplicar a NR-12?

Ela deve ser aplicada em todos os setores e em qualquer empresa que possua equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao trabalhador.

Quais as medidas necessárias para garantir a segurança do trabalhador?

A NR-12 determina que as empresas devem adotar medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho e de proteção individual.

Qual o princípio que a NR-12 utiliza para sistemas seguros e sistemas inseguros?

Os dispositivos de segurança previstos na norma foram formalizados pelo princípio da Falha Segura. Se há uma falha técnica ou humana, o sistema entra em um estado seguro pela atuação imediata de dispositivos de segurança específicos. Isso tem o objetivo de evitar um descontrole e danos pessoais ou materiais.

Quais as medidas de proteção coletiva previstas pela NR-12?

São medidas que envolvem a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias. Outro exemplo é o circuito de parada de emergência. Cada tipo de máquina ou sistema de operação possui um tipo de proteção coletiva. A implantação depende de uma prévia análise.

Quais as medidas administrativas previstas pela NR-12?

Para que os sistemas de segurança e medidas de proteção funcionem, os funcionários devem estar treinados para isto. O treinamento deve ser documentado e periódico, envolvendo todos os procedimentos internos e riscos da atividade. A empresa deve ainda adotar uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, diminuindo a probabilidade de falhas técnicas.

Quais as medidas de proteção individual?

Elas devem ser aplicadas durante a jornada de trabalho, com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), prevendo o tempo de exposição a fatores de riscos. Os itens devem ser definidos no PPRA e PCMSO da empresa.

A íntegra da NR-12 está disponível no site:

http://portal.mte.gov.br/legislacao/norma-regulamentadora-n-12-span-class-destaque-novo-span.htm

COMENT�RIOS

Juliano Colombo - Domingo, 25 de Janeiro de 2015 - 19:51:08 - São Bento do Sul/SC

A GELG Assessoria Empresarial é especializada na aplicação da NR12 desde o inicio, com o inventário de maquinas e capacitação dos colaboradores, até a adequação do parque fabril com emissão de laudo técnico de conformidade com ART's.
Já atuamos no segmento de NR12 em Santa Catarina a mais de cinco anos, tendo grandes empresas como referência.
47-88473278
48-98054377

Luis Vieira - Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015 - 14:59:11 - caxias do sul/RS

excelente, sempre bom manter todos informados, parabens.

Respondendo Luis Vieira
Luis Vieira - Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015 - 15:01:05 - caxias do sul/RS

http://www.alfasafety.srv.br

Luana - Terça-feira, 04 de Novembro de 2014 - 13:32:08 - Santo André/SP

A METALWORKING conta com todo o conhecimento e experiência no desenvolvimento de projetos para apoiar as empresas no esforço de prevenir acidentes envolvendo máquinas e colaboradores.

Essa responsabilidade permite identificar os riscos e limites apropriados em segurança para a prevenção de acidentes.

Durante a análise de estimativa de riscos realizamos um diagnóstico completo e apropriado ao modelo de equipamento de acordo com a norma.

E entregamos ao final do projeto todos os registros e documentos (ART) necessários para fiscalização e certificação do sistema de operação junto aos órgãos públicos.

Acesse nosso site e saiba mais!

Respondendo Luana
Luana - Terça-feira, 04 de Novembro de 2014 - 13:32:59 - Santo André/SP

http://www.metalworkingestruturas.com.br/adequa%C3%A7%C3%A3o-nr12.php

clemerson fortunato - Terça-feira, 02 de Setembro de 2014 - 10:26:10 - Araucária/PR

A UniSafety Soluções é uma empresa que nasceu da união das empresas Segprojet e MarQsafe visando aumentar sua área de atuação no mercado Nacional.

Prestamos serviços às empresas na área de segurança do trabalho (com base nas normas existentes), visando um atendimento diferenciado, garantindo ao cliente a segurança de seu colaborador e o cumprimento das normas.

Nossa proposta é atender aos clientes em forma de assessorias técnicas e administrativas, projetos de proteções de acordo com a NR-12 e dispositivos de segurança para máquinas e equipamentos, apoio tecnológico nas áreas necessárias e treinamentos das normas de segurança.
Atendemos em todo Brasil.
www.unisafety.com.br

Ana Clara M. - Segunda-feira, 28 de Julho de 2014 - 10:26:19 - Santo André/SP

Especializados em NR12 implementamos todas as etapas de adequação incluindo Laudo Técnico (ART).
Compromisso com a Segurança e a Qualidade mantém a Arteseg em destaque no segmento de Segurança.
Acesse www.arteseg.com.br e entre em contato.

Mauricio Motta - Quarta-feira, 23 de Abril de 2014 - 15:34:23 - Joinville/SC

Veja mais informações no site www.nrsafety.com.br

Mauricio Motta - Quarta-feira, 23 de Abril de 2014 - 15:33:04 - Joinville/SC

Contando com estrutura e know how apropriados para execução de soluções completas no que diz respeito ao atendimento das normas vigentes. Atuando desde a fase de projeto, instalações mecânicas e elétricas, bem como toda documentação com laudo técnico e ART emitida por Engenheiro de Segurança de acordo com os requisitos da NR12.

Gabriel - Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2014 - 14:51:26 - São Paulo/SP

A NR12 é uma excelente forma de trazer não somente segurança no trabalho mas lucros.

Presto serviços de implementações de NR 12 pela CBR Regularizações, e inovando com sistemas de tecnologia é garantido o lucro retroativo frente ao seu valor investido.

Atualmente com o controle de maquinas e equipamentos um único sistema controla opera e identifica erros e futuras manutenções.

Assim consegue explorar o máximo da capacidade de produção e ainda garantir a segurança.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Participe da II Semana de Óleo, Gás e Energia do ParanáSINDEMON participa de curso sobre linhas de financiamento