SINDCCON

Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná

Modelagem computacional proporciona revolução no setor de concreto

Equipamentos, mão de obra qualificada e recursos de modelagem abrem novo campo de atuação para setor da construção industrializada

clique para ampliarclique para ampliarEdifício comercial Win Work Corporate Center demonstra evolução no setor de pré-fabricados (Foto: Divulgação)

Até pouco tempo atrás, o termo “pré-fabricado de concreto” era sinônimo de construções relacionadas a obras de infraestrutura, galpões, supermercados, instalações industriais e outros empreendimentos imobiliários. No entanto, os recursos tecnológicos trazidos pela modelagem computacional de projetos causaram uma revolução no setor. As inovações agregaram sofisticação à construção industrializada.

Os painéis arquitetônicos ganharam muito com o avanço da tecnologia. Submetidos à modelagem, eles se tornaram capazes para atuar com outros sistemas, como estruturas metálicas, além de melhorar a produção e o controle tecnológico dentro da fábrica.

Outro progresso significativo na área da construção em concreto foi à compatibilização com elementos de acabamento, como esquadrias de portas, janelas e alvenarias.

Case

Um case sempre citado quando o assunto é a evolução dos pré-fabricados de concreto é o edifício comercial Win Work Corporate Center, construído recentemente na cidade de São Paulo. O empreendimento conta com painéis arquitetônicos na fachada, os quais se comunicam com elementos de vidro. Projetados com ferramentas de modelagem, as peças foram moldadas em fôrmas revestidas com fórmica, para que gerassem o menor atrito possível com o concreto e permitissem uma desforma uniforme.

Com informações da CBIC

Startup brasileira cria impressora 3D para concretoGoverno prevê recuperação das exportações e importações em 2017