Rua Cândido de Abreu, 200
Curitiba/PR - 80530-902
Fone: (41) 3271-9842/ (41) 3271-9234
Fax: (41) 3018-4440
sindborpr@fiepr.org.br http://sindborpr.com.br/
Com o objetivo de reduzir o uso do petróleo em até 26,5 milhões de litros por ano, a empresa Goodyear desenvolveu um protótipo de pneu ecológico, que substitui o petróleo pelo óleo de soja na produção de pneus. Entre as vantagens está o aumento da vida útil dos pneus em até 10%.
De acordo com o economista da Fiep, Marcelo Alves, é uma descoberta que pode trazer benefícios para o segmento. "Sem dúvida alguma é ótimo para o setor, pois é menos agressivo à natureza e sua durabilidade é tão boa quanto o processo convencional". Segundo ele, com a redução do uso do petróleo na fabricação, é importante que o preço seja ajustado para ser aceito pela população.
Segundo testes realizados, com a introdução de óleo de soja no processo de fabricação este comporta um consumo mais reduzido de energia e uma menor emissão de gases poluentes para a atmosfera, evitando o agravamento do efeito estufa.
O próximo passo da empresa é testar os protótipos dos pneus fabricados. Se os resultados forem positivos, os novos pneus criados a partir de óleo de soja podem começar a ser comercializados a partir de 2015.
Tecnologia - A companhia norte-americana Goodyear apresentou ainda Air Maintenance Technology (AMT), uma tecnologia que permite a regulação automática da pressão de ar dos pneus. Com a novidade, verificar a pressão de ar dos pneus pode estar com os dias contados. A AMT faz com que os pneus se mantenham com a pressão ideal sem a necessidade de qualquer bomba externa ou de componentes eletrônicos. Todos os componentes do sistema AMT serão totalmente contidos dentro do pneu. Ainda não há previsão de data para a comercialização desta tecnologia, mas o interesse dos governos norte-americano e luxemburguês no projeto deverá acelerar o seu desenvolvimento.