SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Mensagem do Presidente

Neste mês, o presidente do Sincabima, Rommel Barion, comenta sobre a importância da Contribuição Sindical e a destinação deste recurso, utilizado para fortalecer e capacitar o setor

clique para ampliarRommel Barion, presidente do Sincabima (Foto: Reprodução)

Estimado(a) Associado(a),

Começo esse ano comentando sobre a importância da Contribuição Sindical Empresarial, que as indústrias devem recolher até o próximo dia 31.

A Contribuição Sindical está prevista em lei nos artigos 578 a 591 da CLT. O art. 8º, IV, in fine, da Constituição da República, a qual prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.

A destinação da contribuição sindical se divide entre o próprio sindicato, federações, confederações e Governo Federal, sendo que este último aplica sua quota parte da arrecadação à composição dos recursos financeiros destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador e ao Seguro Desemprego.

Como todos já sabem, o sindicato depende de contribuições das empresas para a sua sustentabilidade. Sabemos também que é um momento difícil que estamos atravessando e que qualquer oneração para as empresas é um desafio. Mas, aqueles que já viveram outros momentos difíceis da nossa economia entendem que cada crise nos torna mais fortes e, sempre após vencermos as barreiras, saímos com mais disposição e determinação.

O Sincabima vem aplicando os recursos da Contribuição Sindical na defesa dos interesses da nossa categoria, oferecendo apoio nas áreas jurídicas, técnicas e de meio ambiente. Também oferecemos treinamento e capacitação nas mais diversas áreas, em cooperação com o Sistema Fiep.

Fique atento ao prazo para quitar a Contribuição Sindical Empresarial. O Sincabima é de todos nós e juntos somos mais fortes.

Forte abraço,

Rommel Barion

Novo regime de ICMS dificulta ainda mais a vida do contribuinteRAIS deve ser entregue até 18 de março