SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Industrial do setor moveleiro recebe a comenda de Benemérito da Indústria 2015

Bráulio Zipperer foi indicado pelo Simov para a homenagem prestada pela Fiep durante a Semana da Indústria

clique para ampliarCarlos Zipperer Neto, filho de Bráulio Zipperer, recebeu a homenagem das mãos de Edson Campagnolo e Mauro Pereira Schwartsburd (Foto: Agência Fiep)

O industrial Bráulio Zipperer foi condecorado com a comenda de Benemérito da Indústria 2015 durante as celebrações da Semana da Indústria, em maio. A Fiep prestou a homenagem ao empresário, que se destacou no setor moveleiro do Paraná. A indicação partiu do Simov como forma de reconhecer a contribuição de Zipperer para o setor industrial do estado. O filho dele, Carlos Zipperer Neto, foi quem recebeu a homenagem, em nome do pai.

Bráulio Zipperer esteve à frente de uma das mais tradicionais indústrias moveleiras do País, a Móveis Cimo. A empresa funcionou de 1912, quando foi fundada por sua família, até 1982. Zipperer sempre demonstrou forte senso de empreendedorismo, sendo também um líder empresarial. Ele presidiu o Simov na década de 1970 e foi diretor da Fiep.

A cerimônia de homenagem contou com a presença do presidente do Simov, Mauro Pereira Schwartsburd, que entregou a homenagem à família de Zipperer ao lado do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Além de Zipperer, a Fiep concedeu a comenda de Benemérito da Indústria 2015 para o industrial Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira, que atuou no setor de construção civil no noroeste do Paraná. Outras catorze personalidades foram condecoradas durante a Semana da Indústria, mas com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná: Hudson da Cunha Zanoni e João Ferreira Dias Filho (representantes da região dos Campos Gerais); Pedro Rodrigues da Silva e Peterson Cantu (Sudoeste); José Luiz Parzianello e Rainer Zielasko (Oeste); Ater Carlos Cristófoli (Noroeste); Ananias Bittencourt e Roberto Alcântara (Norte); e Augusto Piegel e João do Espírito Santo Abreu (Curitiba e Região Metropolitana).

A programação da Semana da Indústria contou com a inauguração de novas estruturas do Sistema Fiep, como no caso do Colégio Sesi Internacional em Ponta Grossa; nova unidade do Senai em Marechal Cândido Rondon; a Casa da Indústria, em Apucarana; e uma unidade do Senai em São Mateus do Sul. A federação e seus sindicatos filiados também promoveram eventos de interesse aos industriais, como palestras com temas importantes - a exemplo do eSocial e o cumprimento das normas regulamentadoras - e atividades culturais e de confraternização.

Clique aqui para saber mais sobre as comemorações da Semana da Indústria em Curitiba.

Setor industrial paranaense

A indústria tem grande importância para a economia do Paraná, com 50 mil estabelecimentos de 32 segmentos diferentes. Corresponde a 24,5% do PIB estadual e é o quinto maior do país.

Com informações da Fiep

Participação do setor moveleiro no Encontro das Micro e Pequenas IndústriasCertificação de Origem garante procedência dos produtos paranaenses