A Sombra do Imposto

A corrupção e a carga tributária

 

O movimento A Sombra do Imposto, iniciado em 2010, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária para o desenvolvimento do país. Criando essa consciência, pretendemos promover uma grande mobilização que traga mudanças ao sistema tributário brasileiro.

Em nossa primeira cartilha, mostramos que todo cidadão paga altos impostos em cada produto que compra ou serviço que contrata. Na segunda, o foco foi o direito que todos temos de cobrar a correta aplicação do dinheiro dos tributos, com a oferta de serviços públicos de qualidade. Agora, na terceira edição, abordamos outro tema que influencia diretamente a questão dos impostos. Infelizmente, no Brasil, boa parte dos recursos arrecadados por meio de tributos é desviada pela corrupção. Combater esse mal é uma das soluções para que tenhamos uma carga tributária mais justa.

Para isso, além da fiscalização que cada cidadão pode fazer sobre nossos governantes, devemos pressionar as classes políticas para a realização de mudanças estruturantes. Promover as reformas política e tributária, entre outras, é fundamental para criar condições propícias para o pleno desenvolvimento econômico e social do país.

Edson Campagnolo
Presidente da Federação das Indústrias do Paraná