Sinfor PR
TI PARANÁ

Sistema Fiep inaugura Hub de Inteligência Artificial em Londrina

Objetivo é promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial paranaense e brasileiro

O Sistema Fiep inaugurou hoje (30), um Hub de Inteligência Artificial em Londrina, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional. O objetivo é promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial, como big data, machine learning e cloud computing, pelo setor industrial paranaense e brasileiro, com foco no aumento da competitividade das empresas.

O Paraná, especialmente Londrina, foram escolhidos para receber o projeto por apresentarem um ecossistema de inovação em pleno crescimento com grande número de empresas de TI e startups ligadas à indústria 4.0, além de ser um importante polo universitário, com mais de 40 mil alunos e pesquisadores em áreas conectadas ao tema Inteligência artificial.

“A ideia do Hub é impulsionar esse ecossistema de tecnologia de Londrina, estabelecendo parcerias com startups, pequenas e grandes empresas na área de desenvolvimento de inteligência artificial, machine learning e cloud computing, que são as competências essenciais e portadoras do futuro”, afirmou Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI e diretor do Senai Nacional.

Conexão entre indústria, academia e startups

O Hub de Inteligência Artificial do Senai tem a missão de promover a adoção da tecnologia pelas indústrias, criando conexão entre as demandas das empresas, a academia e startups, desenvolvendo um ambiente único de inovação e gerando impacto em várias esferas da sociedade.

Segundo Jared Andrade, CEO da QExpert – empresa que vai usufruir da estrutura do Hub –, o mercado tem uma escassez na área de inteligência artificial, problema que poderá ser sanado em parte com a ajuda da nova estrutura. “A indústria vai ser beneficiada com o Hub ao preparar profissionais qualificados, trazer desafios para serem resolvidos aqui dentro e até mesmo ao criar novas tecnologias” conclui.

Londrina, polo de tecnologia

Marcelo Belinati, prefeito de Londrina, acredita que o Hub complementa a estrutura tecnológica da cidade, composta por mais de 2 mil empresas na área de tecnologia de informação, 400 startups e uma legislação avançada na área. “O Hub veio para agregar todo esse ecossistema que existe e vai consolidar a cidade de Londrina como um importante polo de referência em soluções tecnológicas para o Brasil e para o mundo”, diz.

Já Osmar Alves, vice-presidente do Sistema Fiep, acredita que o Hub consolida o potencial da região na área da tecnologia da informação. “O empreendimento vai trazer desenvolvimento e tecnologia de ponta para a cidade, além de atrair novas empresas do setor de TI para cá”, completa.

“A escolha da cidade foi assertiva”, afirma Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). “O Paraná tem uma tradição forte nas áreas de tecnologia e inovação e Londrina tem um ambiente favorável para o desenvolvimento da inteligência artificial”, conclui.

Associe-se

Associe-se