Sinfor PR
TI PARANÁ
Selo de qualidade - 11/04/2013

Proposta para certificação de softwares foi finalizada

Objetivo é credenciar e diferenciar programas de computador para maior competitividade

O Programa de Certificação do Software Brasileiro (Certics), elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) já está definido. Segundo o governo, o Certics servirá como parâmetro para compras públicas de programas de computador brasileiros, além de auxiliar na competitividade do setor dentro e fora do país. O instrumento faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior). A oficialização do programa está prevista para acontecer até o fim de abril.

Segundo o coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador do ministério, Rafael Moreira, a proposta inicial do Certics passou por mais de 90 dias de consulta pública e recebeu mais de 400 sugestões de aprimoramento, inclusive de outros países. O objetivo é credenciar e diferenciar softwares e seus serviços associados, com o objetivo de gerar valor local e competitividade global para o Brasil.

Destinada às empresas desenvolvedoras de software e serviços associados, instaladas em território nacional, de diferentes portes, setores e modelos de negócios, a adesão é voluntária. Pela proposta que passou por consulta pública, o MCTI emite a certificação por meio da Secretaria de Política da Informática (Sepin). Já a avaliação para a obtenção da certificação é realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, entidade ligada ao ministério.

De acordo com Moreira, o lançamento do programa depende da identificação de centros para avaliação dos softwares em todo o país, garantindo a agilidade do processo.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se