Sinfor PR
TI PARANÁ
Qualidade de Vida - 25/02/2013

Sesi vai vacinar mais de 900 mil trabalhadores contra a gripe

Campanha de vacinação começará em março nas regiões Sul e Sudeste. Empresas interessadas devem procurar o Sesi em seus estados até 28 de fevereiro

O Serviço Social da Indústria (Sesi) inicia em março a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que vai imunizar 900 mil trabalhadores de pelo menos 6 mil indústrias e sindicatos industriais de todo o Brasil. Até o dia 28 de fevereiro as empresas das regiões Sul e Sudeste podem acessar o serviço junto ao Sesi de seu estado.

No Paraná, as informações e pré-cadastro estão disponíveis no site www.sesipr.org.br/vacinagripe. Em 2012, o Sesi no Paraná imunizou 185 mil trabalhadores e em 2013 serão 210 mil doses de vacinas para atender à demanda dos Sindicatos e das indústrias de base estadual e nacional (grupos industriais).

Para a campanha, o Sesi fechou uma parceria com o laboratório Sanofi Pasteur. Além da aplicação da vacina, as empresas terão orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina. Também receberão um estudo que avaliará a redução dos casos de falta ao trabalho por causa de gripe e se houve diminuição de custos por afastamentos pela doença.

"Nossa proposta é que a vacinação se amplie nos próximos anos até alcançar todos os trabalhadores da indústria", diz o gerente-executivo de Qualidade de Vida do Sesi Nacional, Fabrizio Machado. Em 2012, o Sesi imunizou 466 mil trabalhadores no país, pouco mais da metade do programado para este ano.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 60% de pessoas de 20 a 59 anos contraem a gripe A (Influenza H1N1) em todo mundo. A gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e provoca 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de sete a 14 dias. Gera às empresas afastamentos de trabalhadores e também o presenteísmo, em que o empregado vai ao trabalho, mas não consegue produzir, devido a dores e cansaço provocados pela gripe.

Com esta iniciativa, o Sesi acredita que a competividade da indústria é diretamente influenciada pela qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se