Sinfor PR
TI PARANÁ
Conectados - 25/02/2013

Governo lança projeto de inclusão digital para municípios

Paraná possui sete cidades que receberão infraestrutura de acesso à internet e outros serviços

Os 80 municípios selecionados para fazer parte do Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais assinaram um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações, no dia 29 de janeiro. Desse total, sete estão no Paraná. O objetivo é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços eletrônicos de governo e incentivar o desenvolvimento local.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foram aplicados R$ 44 milhões para desenvolver a primeira etapa do programa, que já tem mais R$ 100 milhões prometidos pela presidenta Dilma Rousseff, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para beneficiar mais 200 municípios com a iniciativa.

Os critérios de seleção foram: cidades com até 50 mil habitantes; municípios com menor índice de desenvolvimento municipal e indicação de servidores públicos para gerenciamento e treinamento.

O programa garante acesso da população aos serviços de governo eletrônico e à internet, por meio de postos instalados em praças, rodoviárias e outros espaços públicos. A iniciativa viabiliza a conexão entre os órgãos públicos, por meio de fibra ótica, com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, acredita que será um avanço para a cidade de 48.200 habitantes. “Atende à nova realidade do país, ao promover a inclusão digital e o acesso da população à internet”, afirma.

O projeto permite ainda à prefeitura firmar parcerias para a gestão da rede com governos estaduais, instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos e empresas públicas ou privadas. O trabalho e a apresentação de um projeto executivo deverão ser concluídos em todos os 80 beneficiados até o fim de fevereiro. As fases seguintes serão a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa nos municípios. A previsão é de que todo esse processo seja concluído até o fim do ano.

Lista das cidades paranaenses selecionadas:

Assis Chateaubriand

Bandeirantes

Ibiporã

Palmas

Quatro Barras

Santa Cecília do Pavão

São Miguel do Iguaçu

Toledo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se