Sindmadeira Oeste/PR
Formação e Qualificação - 11/01/2013

Escola Industrial Ivar Carlos Sarolli é inaugurada em Cascavel

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, FIEP vê no novo empreendimento, oportunidades de formação e qualificação de mão de obra para as áreas de metalmecânica/serralheria e moveleiro.
clique para ampliar clique
            para ampliarEscola Industrial Ivar Carlos Sarolli (Foto: Sindmadeira)

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno e o presidente do Sindmadeira Oeste/PR, João Alberto Soares de Andrade inauguraram nesta sexta-feira (23/11/12) a Escola Industrial Ivar Sarolli, que oferta formação profissional e capacitação de trabalhadores para as áreas metalmecânica/serralheria e moveleira.

A nova escola, que homenageia o empresário Ivar Sarolli, fica no Núcleo Industrial José Merlin, bairro Morumbi, em uma das áreas  mais populosas do município (cerca de 70 mil habitantes). O Núcleo possui 27 indústrias já instaladas e outras em implantação – a maioria delas dos setores que serão atendidos pela escola.

O empreendimento é uma parceria entre a Prefeitura, que cedeu as instalações, e o Senai no Paraná, que entra com equipamentos, ofertará os cursos profissionalizantes e  fará a gestão da Escola Industrial. O investimento da prefeitura no projeto foi de R$ 360 mil e da Fiep cerca de R$ 1 milhão em maquinários.

A inauguração teve a presença do coordenador da Fiep em Cascavel, Gilberto Luiz Bordin, do presidente do Sindmadeira Oeste/PR, João Alberto Soares de Andrade, de familiares de Ivar Sarolli, da secretária municipal do Desenvolvimento Econômico, Susana Kasprzak, da gerente de Educação Profissional do Senai no Paraná, Rosane Lara, de empresários e representantes das indústrias do Núcleo Industrial José Merlin  e de outros núcleos industriais do município, além de estaduais, vereadores e comunidade.

Edson Campagnolo ressaltou a importância da parceria entre a Fiep, por meio do Senai e do Sindicato, e a prefeitura. “É mais uma semente lançada pelo Sistema Fiep para que o jovem, o trabalhador de Cascavel tenha acesso ao que tem de melhor na qualificação e na capacitação profissional”, afirmou ele. “Essa parceria com a prefeitura é fundamental. Nós não conseguimos fazer sozinho, como também a prefeitura não consegue. Então dizemos que a aliança gera resultado, e é isso que estamos fazendo hoje”, disse ele.

O prefeito Edgar Bueno enfatizou que a preocupação do município é crescer, instalar núcleos industriais, atrair novos investimentos de fora e fortalecer o empresário de Cascavel “E para fortalecer todo esse conjunto de desenvolvimento de Cascavel, precisamos investir na profissionalização, no conhecimento, para que as pessoas possam realmente trabalhar com dignidade, aumentar o seu ganho familiar, o seu salário, buscado no conhecimento da escola, que nós estamos colocando à disposição do povo, dos trabalhadores de Cascavel a partir deste momento”, afirmou ele.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Gasparovic Kasprzak, a demanda é expressiva na área de metalmecânica, serralheria, movelaria e madeira na cidade. Por isso a município edificou o local, colocou a estrutura de móveis e instalações e a Fiep forneceu os maquinários necessários para os cursos e professores.

“Daqui para frente, a gestão da escola é por conta do Sesi/Senai, que vai atender não só esta região, como todos os profissionais que queiram se qualificar nesse segmento”, disse ela.

A secretária informou que na escola serão realizados, também, treinamentos nas áreas de gestão e financeira, ofertados pela Fiep. “Sem contar que é um local de encontro para o Núcleo Industrial José Merlin. Será disponibilizado aqui um espaço para a associação do núcleo, visando a integração de toda a classe empresarial com a classe trabalhadora”, disse.

Segundo Rosane Lara, gerente de Educação Profissional do Senai, serão ofertados cursos de Aprendizagem, Qualificação e Aperfeiçoamento.  As matrículas para os cursos já estão abertas e as aulas devem começar assim que forem sendo fechadas as primeiras turmas. A estimativa inicial é de que cerca de 380 pessoas sejam profissionalizadas por ano.

Para maiores informações e inscrições, entre com contato pelo fone (45) 3226 7458 ou email sindmadeira@hotmail.com.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Faça parte dessa força!

Seja um Associado