Sindivest Parana
Nova Capa

Indústria Paranaense investe em inovação contra concorrência Internacional

A conclusão surgiu de um mapeamento do setor no Estado, encomendado pela FIEP por meio de seu conselho setorial

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) encomendou um estudo de competitividade do setor no estado. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), levou quatro meses até ser concluída e trabalhou com uma amostragem de mais de 360 empresas - de micro, pequeno, médio e grande portes - de um universo de cerca de 2.500 indústrias.

A pesquisa mapeou nove polos no estado - Grande Curitiba, Maringá, Cianorte, Londrina, Francisco Beltrão, Ampére, Cascavel, Apucarana, Terra Roxa, Altônia e Siqueira Campos - e apontou a vocação de cada uma dessas regiões. De acordo com o estudo, os principais pontos fortes do Paraná entre os industriais e a localização estratégica do estado. "O sul e o sudeste do país são as duas regiões com os maiores índices de consumo de vestuário. A facilidade de escoamento da produção e a proximidade desses centros são fundamentais para o desenvolvimento do setor e podem ser mais aproveitadas", revelou o diretor do IEMI, Marcelo Villin Prado.

Prado também apontou possíveis caminhos para o fortalecimento da indústria do vestuário no estado. "O Paraná precisa criar cluster produtivos, com empresas do setor têxtil que possam atender as demandas de inovação e diversificação. É preciso atrair parceiros fortes desse setor, para que haja desenvolvimento e diferencial competitivo e relação à produção importada, de baixo custo, porém de pouco valor agregado", alertou.

O coordenador do Conselho do Vestuário, Marcelo Surek, vai utilizar o mapeamento para traçar um plano estratégico para o setor. "Sempre questionamos o que poderia ser feito para nos prepararmos para a concorrência internacional, que vem com muita força, principalmeente pelos baixos preços. Com essas informações técnicas, temos um norte que nos orientará pelos próximos anos", avaliou Surek.

Para a empresária Lucia Bechara, da Be Little Confecção Infantil, o posicionamento do Paraná em relação ao Brasil e ao mercado Internacional revelado pela pesquisa mostrou com exatidão o que precisa ser feito, aproveitando os pontos fortes e trabalhando para compesar as deficiências do setor no estado. "Este é um momento que exige uma ruptura. Não temos escolha, precisamos pensar nesse setor de forma diferente, com investimenro em inovação, design e moda, para conseguirmos competir com preço baixo", avaliou.

O Conselho Setorial da Industria do Vestuário se reuniu no dia 24 de Janeiro de 2014 para traçar um plano estratégico de ação para os próximos meses.

PARANÁ EM NÚMEROS

O Paraná é o quinto maior produtor do setor de vestuário do Brasil, em volume. Nesse segmento, destacam-se também São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2012, houve um aumento de 17,3% no número de empresas de vestuário em atividade (com no mínimo cinco empregados). No Estado, 90% das empresas do setor são pequenas ou micro. A produção em 2012 chegou a 541,6 milhões de peças, 8,8% da produção nacional. A linha casual é responsavel por 22,5% da produção paranaense, seguida por jeanswear (19%) e promocional (15,4%). Cerca de 80% das peças são confeccionadas pelas prórpias empresas, com apenas 20% de terceirização.

FONTE: Costura Perfeita - n° 77 - Janeiro/Fevereiro 2014

Seja nosso associado

Associe-se