Sindivest Parana
Nova Capa
25/03/2008

Confira a Cobertura do Evento

Sindivest-Cuririba promoveu palestra com consultora de moda

Moda primavera verão vai do estilo romântico colorido ao prático

A nova moda primavera verão 2008/2009 vem com romantismo, praticidade e mistura de padrões. As tendências foram apresentadas nesta quinta-feira (17), em Curitiba, pela consultora de modas, Ellen Massucci Leite, coordenadora de modas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), durante o Last Minutes, evento promovido na capital paranaense pelo Sindivest Curitiba, em parceria com a Abit, Fiep, Faciap e Sebrae. " Hoje a moda procura abranger o maior número de pessoas possíveis, e fazendo isso respeita muito a individualidade. Existem várias propostas [para a primavera verão 2008/2009]: da mulher romântica cheia de laços, fitas, cetins e sedas, temos em contraponto uma mulher que trabalha fora, com um estilo de roupa mais masculinizado, mas não com o objetivo de se masculinizar, pelo contrário, é porque o terno é muito prático. É a roupa mais prática na história da moda, e nesse caso vai estar sempre adequado a um blusa com laços, sedas e fitas", explica ela.

“Há também aquela mulher sofisticada, com roupas de linhas mais limpas, com pinturas abstratas. E em contraponto vem a roupa ligada ao jovem de rua, que mistura padrões, culturas diferentes", diz a consultora, ressaltando também a grande necessidade de tecidos leves, "devido ao calor e ao aquecimento global, como algodão e malhas finas e a seda, que é a vedete da moda". Já, as cores da estação vêm nos tons pink e coral e com atenção grande para verdes azulados, azuis esverdeados, turquesa. Já as básicas ficam nos tons do bege "para ancorar a estação.”

Antes de apresentar as novas tendências no Brasil, integrantes do núcleo de modas da Abit assistem a desfiles de moda na Europa e Estados Unidos, visitam feiras e olham as principais vitrines de lojas desses países. Eles analisam tecidos, cores, acessórios e formas (estilos anos 60, 70, 80, etc) dentre outros detalhes das roupas a serem apresentadas no Last Minutes, que percorre todo o Brasil. Também são realizadas pesquisas através de sites, revistas especializadas, feiras têxteis e de confecção e bureaux. “Nosso objetivo com esse trabalho é trazer uma leitura do que é o desejo das pessoas e mostrar como o design está funcionando no mundo todo”, diz Ellen, ressaltando que a idéia não é fazer com que o estilo seja copiado, mas sim adaptado às características de cada País. “Queremos mostrar a linguagem contemporânea da moda.”

Segundo o presidente da Sindivest Curitiba, Ardisson Naim Akel, o Paraná é um dos maiores pólos de confecções do Brasil, porém, “em volume de produção nos ressentimos de trabalhar muito para marcas de outros estados. É preciso consolidar a marca paranaense e obter reconhecimento nacional”, diz ele, acrescentando a preocupação que o Sindicato tem preocupação em agregar cada vez mais valor aos produtos da indústria do vestuário da Região Metropolitana de Curitiba e do Paraná, de forma geral. “Para isso trouxemos a Ellen Massucci, essa profissional renomada no Brasil todo, para confirmar as tendências para a estação primavera verão, após as observações feitas nos principais pólos lançadores de Moda”.

Fotolegenda: O presidente do Sindivest Curitiba, Ardisson Naim Akel, e a coordenadora de Moda da Abit, Ellen Massucci Leite, apreciam as peças da nova coleção primavera verão 2008/2009, durante evento em Curitiba.
Sandra Santos
Assessoria de Comunicação Sindivest
Assista ao vídeo no  http://www.faciap.org.br/

Deixe seu coment�rio