Sindivest Parana
Nova Capa
Entrave - 29/10/2012

Setor têxtil defende regime tributário específico

Medidas do governo federal, como desoneração da folha, trazem benefícios tímidos


As medidas do governo federal para alavancar o crescimento do País com a redução dos juros e desoneração da folha de pagamento, aliadas ao câmbio um pouco mais favorável, vem contribuindo para a recuperação do setor têxtil, que teve em 2011 o pior desempenho da década. Porém, na avaliação de especialistas, as medidas só trarão resultados mais efetivos no médio prazo.

"O governo tem tomado decisões na direção correta, mas elas são paliativas e não anulam a concorrência predatória dos asiáticos. O setor têxtil precisa de um regime tributário específico e competitivo como existe em outros países concorrentes", afirma Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

O coordenador do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, Marcelo Surek lembra que o setor não tem sido beneficiado de forma isonômica, o que impede a recuperação mais rápida. "A medida de desoneração da folha de pagamento, por exemplo, não beneficia as micro e pequenas empresas, que são maioria neste setor", explica. E ele concorda com a Abit, reforçando a ideia de que uma saída rápida para a crise só seria possível com o regime tributário específico.

"Nossa atividade foi uma das mais atingidas pela perda de competitividade da indústria brasileira em função do acirramento da concorrência externa, em especial da China, e do câmbio sobrevalorizado, que se somaram aos demais e conhecidos itens que compõem o ônus do Custo Brasil", afirma Diniz Filho. Segundo ele, o setor vem reagindo, mas devagar, longe do forte potencial gerador de empregos.

E os números provam essa afirmação. No acumulado de janeiro a julho deste ano, a produção do segmento de vestuário caiu 12,04% e do têxtil, 6,1%, em relação ao mesmo período de 2011.

Já o varejo de produtos confeccionados cresceu 1,79%. "Esse descompasso entre produção e varejo evidencia o quanto vem aumentando a participação das importações asiáticas no mercado", diz o presidente da Abit.

De janeiro a agosto, as importações têxteis e de confecção somaram US$ 4,42 bilhões, um aumento de 9,3% em relação a igual período do ano passado. E as exportações apontaram queda de 9,8%, baixando a US$ 855 milhões.

Empregos - Houve pequena melhora no saldo entre contratações e demissões no mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados do Caged, do Ministério do Trabalho, mostram que de janeiro a setembro, foram geradas 25.854 vagas no setor. Número superior as 21.704 vagas geradas no mesmo período de 2011, mas longe dos 73.816 alcançados em 2010.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Seja nosso associado

Associe-se