Sinditrigo
31/01/2012 - 31/01/2012

Governo disponibiliza R$ 178 milhões para a compra do trigo.

Operação beneficia São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Governo disponibiliza R$ 178 milhões para a compra de trigo

Operação beneficia São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

Brasília (31/01/2012) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aplicará R$ 178 milhões para a compra de até 380 mil toneladas de trigo, em fevereiro. O recurso foi aprovado pelo governo com o objetivo de contemplar a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para esse produto, por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF).

A decisão contempla Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, estados em que os preços estão abaixo do mínimo. Serão destinados R$ 105 milhões para a compra de 220 mil toneladas de trigo no Rio Grande do Sul, R$ 60 milhões para a aquisição de 126 mil toneladas no Paraná, e R$ 13 milhões para a compra de 25 mil toneladas em São Paulo. O ministério informa que esses números poderão ser ajustados de acordo com a demanda do mercado.

Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério, Caio Rocha, por meio desse mecanismo, as distorções de preços pagos ao produtor são corrigidas para garantir o sustento da renda, além de remuneração mínima da colheita. "É a continuação do apoio do governo aos produtores de trigo desses estados", salientou Rocha.

Fonte: FAEP

Filie-se