Download
Nenhum
Planejamento Estratégico
Planejamento
Ver Todas



Voc� est� no site:   Fiep   /   Sindicatos   /   sinditextil   /   APLImbituva 
Histórico do APL de Malhas de Imbituva
Tamanho da fonte : Aumentar +A | Diminuir -A

      A indústria do vestuário de Imbituva ostenta uma aglomeração de malharias constituída por 52 empresas, gerando aproximadamente 170 empregos diretos que desenvolvem roupas de malhas, principalmente de inverno.   As malharias são importantes para a economia local, sobretudo, para o emprego da mão-de-obra feminina, uma vez que 93% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres.   

      Desde a década de 1970, a região assistiu à instalação de numerosas malharias e, em decorrência, registrou um crescente envolvimento de pessoas em atividades de fabricação e comercialização de artigos de malha para períodos de frio, o que significa que, em curto prazo, o segmento de malharia se destacou na economia do município.

      As malharias iniciaram o setor produtivo em 1974, quando houve uma primeira tentativa em sociedade, a qual, posteriormente desfeita, deu origem a uma nova empresa. Pouco a pouco, outras malharias foram surgindo na cidade. Em 1985, realizou-se a primeira feira de malhas, apoiada pela Prefeitura Municipal. A feira estimulou a aproximação das empresas e a divulgação de Imbituva por meio da expressão "Cidade das Malhas". Em 1988, foi criada a Associação das Malharias de Imbituva (Imbitumalhas), inicialmente com o propósito de organizar e realizar a feira de malhas conhecida como Feira de Malhas de Imbituva (FEMAI). A percepção de que o setor encontrava-se em expansão e de que as perspectivas eram boas, estimulou proprietários de outros negócios locais a investir no segmento de malharia.

      O município localiza-se na mesorregião sudeste paranaense - distante 181 km de Curitiba -, com cerca de 26,4 mil habitantes.


 




Voltar       Versão para impressão


 

Links
  • Arranjos Produtivos Locais do Paraná
  • Rede APL Paraná

  • FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados

    Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico
    80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000